
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Seria muito bom, se somente só, querendo a presidência do Senado Federal, o PMDB a tivesse facilmente, o que quebraria o acordo existente entre o PT e o PMDB, feito há dois anos, de que um peemedebista assumiria a Câmara - Michel Temer (PMDB-SP), e um petista assumiria o Senado - Tião Viana (PT-AC).
Ora, se um peemedebista assumir o Senado, os partidos da base se revoltarão na Câmara, o que ajudaria Ciro Nogueira, em tese.
Uma vez que não é tradição no Congresso Nacional um mesmo partido assumir as duas Casas.
O Problema...
...vem a ser o nome de Renan Calheiros no meio do jogo - afastado da presidência do Senado "para escapar da cassação por crimes de corrupção, tráfico de influência, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, exploração de prestígio e sonegação fiscal" -, que decidiu ir contra a candidatura do petista Viana no Senado.
Sabe Por quê?...
...Ele, como sempre, utiliza-se de argumentos estranhos ao interesse da República, para dizer o porque que seus seguidores não devem apoiar Tião Viana, e sim José Sarney.
São eles:
Viana não poderia ser presidente por que ao assumir interinamente o cargo, ele - veja só - teria criado constragimentos para os pares, ao dar transparência dos gastos dos parlamentares e, não teria usado a máquina para salvar o mandato de Calheiros.
Oposição apóia Viana...
Porém, mesmo que "A manobra de Renan Calheiros - tenha fragilizado - a candidatura de Tião Viana, ainda não conseguiu inviabilizá-la por completo. Ao contrário, produziu um fato inédito no Congresso Nacional na era Lula: está se materializando uma curiosa aliança entre o PT e a oposição. Um grupo de senadores encabeçado por Demóstenes Torres, do DEM de Goiás, Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará e Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco, já fechou questão em torno da candidatura do pestista", segundo a revista Veja.
Mais...
Em nome da moralidade, órgãos de comunicação como a revista em questão, entrarão no embate para decaptar o nome apoiado por Calheiros, principalmente, com os argumentos que a própria publicação diz que o ex-presidente está usando para abafar a candidatura de Viana.
Arremate...
"Tião Viana, nesse contexto, acaba sendo uma noiva charmosa. Entre ele e esse pessoal do PMDB que todo mundo conhece, não há dúvida", disse o senador Demóstenes Torres à Veja.
Conclusão...
Dessa forma, com o apoio até da oposição, manteria-se no Senado o acordo pré-estabelecido, o de um petista no poder; pondo fim a um dos problemas de Michel Temer, que é o candidato oficial para presidência da Câmara.
Meio Norte