Cultura

Casa Célis, em Oeiras, recebe abertura do sebo de livros Maria Pangula, no dia 4 de abril

Espaço funcionará no centro histórico e contará com acervo voltado à leitura, memória e cultura local

Casa Célis, em Oeiras, recebe abertura do sebo de livros Maria Pangula, no dia 4 de abril
Compartilhar
WhatsApp

O sebo de livros Maria Pangula será aberto no dia 4 de abril de 2026, na Casa Célis, em Oeiras, dentro da programação cultural da Semana Santa. O espaço está localizado na Praça do Perdão, atual Praça Costa Alvarenga, no centro histórico da cidade. A programação está prevista para ocorrer das 10h às 12h.

O sebo passa a funcionar como espaço de acesso a livros e encontros voltados à leitura e à memória. O nome faz referência à trajetória de Maria Pangula e à sua contribuição para a cultura popular oeirense.

A programação de abertura inclui apresentação de violeiros, com participação de Martelinho e Afonso Carvalho, além de falas sobre a criação do sebo e o papel do livro no contexto cultural. Também estão previstos momentos dedicados à memória de Maria Pangula, com participação de familiares e convidados.

O projeto conta com participação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Campus Professor Possidônio Queiroz, com a oferta de dois estágios para estudantes do curso de História. As atividades envolvem organização do acervo, catalogação e acompanhamento das práticas desenvolvidas no espaço.

A abertura marca o início do funcionamento do sebo como equipamento cultural no município, com atendimento ao público e programação voltada ao livro e à memória local.

Casa Célis, em Oeiras, recebe abertura do sebo de livros Maria Pangula, no dia 4 de abril — imagem 1