
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
A delegacia Regional de Oeiras investiga um caso de pedofilia no município de Paes Landim. A denuncia foi feita pelo ministério público de Paes Landim, e pesa contra o filho do ex-prefeito da cidade. A justiça daquele município acusa o filho do ex-prefeito de ter abusado de uma jovem de 12 anos.
A promotoria pública de Paes Landim, tão logo foi informada do caso pelos pais da jovem, pediu a imediata instauração de inquérito para apurar a denuncia de pedofilia contra o filho do ex-prefeito. Segundo o ministério público, o senhor Elder Mauriz Lira teria praticado atos libidinosos contra uma menor de 12 anos. O pai da vítima, seu Gilberto Vieira de Deus, que trabalhava como vaqueiro na fazenda do acusado, afirma que não havia motivo para desconfiança, pois, o acusado nunca demonstrou comportamento diferente, apesar de ter sido alertado por amigos.
Seu Gilberto relata que no dia do ocorrido (10/04), durante a noite, a sua esposa levantou para ir ao banheiro e observou que a filha não estava na cama. Ao procurar pelo acusado que tinha ficado deitado em uma rede, também não o encontrou. Aflito, seu Gilberto disse que saiu com amigos em busca de sua filha, quando a encontrou, a menina estava sem roupas, e Elder Mauriz Lira havia fugido do local.
De acordo com a delegada Janaina Nobre, logo que foi feita a denuncia, foi solicitado aos membros do conselho tutelar da cidade, o laudo de conjunção carnal da menor. “Hoje a lei é mais severa, na pratica de qualquer ato libidinoso contra menores de 14 anos. Mesmo que não tenha ocorrido à conjunção carnal, qualquer insinuação sexual a menores, já há configuração do crime de estupro, com pena que varia de 8 a 15 anos de reclusão” explicou.
Em depoimento, a mãe da jovem relata que, sua filha ainda é uma criança. “Ela ainda brincava de bonecas e sempre tinham outras crianças que brincavam na área da minha residência. Nunca desconfiei que ele pudesse agir dessa forma com as pessoas pobres e carentes, ainda mais que somos moradores da fazenda dele”. Esclareceu .
Segundo a acusação, este não é o primeiro caso de abuso a menores que pesa sobre o senhor Elder Mauriz Lira .Ele responde por estupro a outra menor de 16 anos e segundo populares o homem ainda andava pelas ruas da cidade gabando-se que gostava mesmo era de meninas. O acusado será intimado pela policia e ouvido pelo juiz. Ele vai responder por ato libidinoso contra menores, e se condenado pode pegar até 15 anos de prisão.