
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O juiz de direito Dr. Leandro Emídio Lima e Silva, titular da Comarca de Oeiras, recebeu a denúncia formulada pelo Ministério Público contra Joilton de Oliveira Alves, conhecido pelas alcunhas de “Galego” ou “Alemão”, Laércio Antônio da Silva, conhecido por “Pernambuco”, Izac Gonçalves da Silva e Higor Halbert Rodrigues Hass pela tentativa de homicídio praticada contra Ivan Avelino Borges da Silva, o “Papinha”, ocorrida no início da noite de 07 de setembro de 2013, no centro de Oeiras. A decisão, publicada no site do Tribunal de Justiça do Piauí, na tarde desta quinta-feira, 10, também decretou a prisão preventiva dos agora acusados.
O caso ganhou destaque por ter sido o primeiro com características de pistolagem registrado no município. De acordo com as investigações da Polícia Civil, Izac da Silva contratou Joilton Alves e Laércio da Silva para praticar o homicídio, que acabou por não se concretizar, embora a vítima tenha sido atingida por seis disparos de arma de fogo. Ainda conforme a apuração, Higor Haas encontrava-se na companhia de Izac poucos instantes do crime e participou como co-autor.
Para a Polícia Civil, o crime foi motivado por dívidas relativas à exploração de projeto destinado à produção de carvão em fazenda localizada na cidade de São Miguel do Fidalgo. Papinha havia cedido a gleba que tinha locado para que Izac da Silva assumisse a manufatura do carvão em troca de um aluguel, o que gerou uma dívida de mais de R$ 130.000,00 só em mensalidades atrasadas. Por conta disso, Papinha ameaçava romper o contrato, impedindo Izac de continuar com a produção, o que fez com que este atentasse contra a vida do primeiro.
Os trabalhos apuratórios foram conduzidos pela Polícia Civil em colaboração com o serviço de investigação do 14º Batalhão da Polícia Militar de Oeiras.