
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O deputado federal Ciro Nogueira (PP) em entrevista nesta segunda-feira, dia 9, e comentou sobre, dentre outros assuntos, a pesquisa '180graus / Jales', divulgada no Portal 180 Graus.
Ciro, colocado como pré-candidato a senador, aparece com 18% das intenções de voto do teresinense. Ele disse que fica muito lisonjeado com a colocação obtida na pesquisa, mas que ainda é muito cedo para abrir esta discussão.
Mesmo assim, não descarta ser candidato a senador e nem mesmo a governador nas eleições 2010. "Não vou dizer que não gostaria, pois é o sonho de todo político ser senador ou ser governador por seu estado. Até 2010, tudo é possível. Nenhuma possibilidade pode ser descartada. Mas hoje penso em fazer campanha para tentar me reeleger deputado federal", informou.
Ciro Nogueira revelou ter ficado admirado mesmo com a performance do governador Wellington Dias (PT) e do secretário de Segurança Robert Rios Magalhães (PCdoB). No seu entendimento, quanto à posição do governador, com quase 70% da preferência do eleitorado da capital, trata-se da resposta ao jeito simples do chefe do Executivo e a eficiência com que tem agido à frente do governo.
Lamentou, contudo, que recentemente o governador não tenha tido prestígio suficiente em Brasília para liberar recursos de emendas parlamentares. Segundo ele, o estado foi bem aquinhoado no que tange às emendas individuais, mas "o desempenho nas parlamentares foi muito ruim." Ele disse que o governador precisa reunir a bancada, sob a coordenação do deputado Júlio César Lima (DEM), para uma reação urgente. "A população do estado não pode ser penalizada pela burocracia."
ELEIÇÃO NA CÂMARA
O parlamentar, recentemente derrotado nas eleições para presidente da Câmara -ficou em 2º lugar, com 129 votos-, disse que ganhou uma notoriedade em nível nacional e pretende usar isso como fato positivo para divulgar o Piauí lá fora. Para completar, também falou que pretende pressionar pelo andamento das reformas e pela regulamentação no trâmite de Medidas Provisórias. "Não é possível que o Executivo continue a intervir dessa forma nas atribuições do Congresso."
DEPUTADO COM CASTELO
O progressista comentou também a polêmica em torno do deputado mineiro que possui um castelo no interior de Minas Gerais. Segundo ele, o citado parlamentar, que pertence ao Democratas, adquiriu o castelo antes mesmo de ser deputado. "É meio bizarro, num país como o nosso, em que a maioria da população passa por tantas dificuldades, alguém ter um castelo. Mas isso já está superado, é página virada na história do Congresso, porque o parlamentar renunciou à Corregedoria da Casa e à 2ª Vice-presidência".
Fonte: 180 Graus