
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
Uma grande programação realizada nesta quarta-feira, 21, marcou a passagem dos 73 anos de fundação da Unidade Escolar Costa Alvarenga, uma das mais tradicionais de Oeiras.
A programação começou com uma alvorada e durante o dia houve palestras, apresentações culturais, que contaram com a presença de professores, funcionários, ex-alunos e ex-professores daquela instituição.
A escola, que está situada na praça de mesmo nome, iniciou suas atividades em 1929, no prédio em que hoje funciona o Museu de Arte Sacra de Oeiras, tendo como diretora a professora Eva das Neves Feitosa.
O atual prédio foi inaugurado em 21 de setembro de 1938, na administração do então prefeito Coronel Orlando Carvalho, que nomeou como diretora a sua filha Elizabeth de Carvalho Sá. Ao longo de sua história muitas outras diretoras estiveram à frente dos trabalhos desta escola, como: Alina Ferraz Nunes, Dona Rêgo, Sinhá Torres, Miriam Sá, Ester Rêgo, Elisa Clementino Santos, AmenaÃde Laurentino, Rosário Brandão, Socorro Brandão, Rosário Reis Nunes, Amélia Barros, Aldenora Dantas, Nileide Siqueira, Albérico Sá, Maria Amélia Reis, Socorro Avelino, Marilene Gomes, Maria Aleluia Leal e Fernanda Ferreira Freitas.
Esta tradicional escola gerou profissionais qualificados em todos os segmentos sociais de Oeiras. Recebeu esse nome em homenagem ao oeirense Pedro Francisco da Costa Alvarenga, médico professor e cientista, nascido na fazenda Salinas em 1826. Estudou em Bruxelas, na Bélgica, e foi professor da Escola Médico- CientÃfica de Lisboa e pertenceu a várias associações cientÃficas de literárias da Europa. Mesmo distante de sua terra natal, ajudava a cidade financeiramente, investindo em educação. Morreu precocemente aos 57 anos, em 1883 em Lisboa, vÃtima de um colapso cardÃaco.
A Unidade Escolar Costa Alvarenga atualmente conta com a direção de Maria Aleluia Leal e Fernanda Ferreira Freitas, e tem como coordenadoras pedagógicas Sandra Campelo Lima e Irismar de Moura Sousa. Tem 507 alunos matriculados nas modalidades de Ensino Fundamental, Médio e EJA, e desenvolve alguns projetos sociais relacionados ao Meio Ambiente, Assistência Psicológica aos alunos, e pais, torneios esportivos e gincanas culturais.
Por Jônatas Valentim