
Colônia do Piauí realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
02/05/2025 - 10:27Evento reuniu profissionais e sociedade civil para discutir propostas voltadas à saúde no ambiente de trabalho
A Secretaria de Assistência Social de Colônia do Piauí, deu início ao Projeto "SEMAS NAS COMUNIDADES", que visa suas aproximar sua ações da população coloniense e deu início às atividades alusivas ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.
O projeto teve início no povoado Oitis, onde houve uma reunião no prédio do SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo com as famílias que fazem parte do programa, que tiveram uma palestra e tiraram dúvidas com a psicóloga Áure Lúcia Reis.
Ao tempo em que acontecia a palestra, ocorria uma conversa com os adolescentes da escola Inácio Vieira de Sá com o Conselho Tutelar, tendo a participação do diretor, professores e funcionários da escola. Logo em seguida, todos saíram em um apitaço e caminhada pelas ruas do povoado, indo ao encontro das famílias que juntos, realizaram a plantação simbólica das margaridas, flor que representa a campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, na praça do prédio do SCFV.
Para a Secretária de Assistência Social Marcelle Sá, chamar a atenção para o dia 18 de Maio é de grande importância, pois a população precisa cada vez mais ter interesse pela causa e não calar diante de possíveis casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
"A proposta do dia "18 de maio" é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É mais um momento em que ressaltamos e reafirmamos o nosso compromisso de cuidar das nossas crianças e adolescentes, com o amor, atenção, zelo e carinho, como uma FLOR deve ser cuidada", disse Marcelle Sá, Secretária de Assistência Social, acrescentando que o encerramento da programação alusivas ao 18 de maio, acontece na sexta-feira, 17, em Colônia do Piauí.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela lei federal 9.970/00, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes. Vinte e sete anos depois, a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.