
Colônia do Piauà realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
02/05/2025 - 10:27Evento reuniu profissionais e sociedade civil para discutir propostas voltadas à saúde no ambiente de trabalho
A prefeitura de Colônia do Piauí realizou na última sexta-feira (11), a entrega de 40 unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida”. Na ocasião, o prefeito Selindo Carneiro ressaltou os investimentos feitos no conjunto habitacional e adiantou que tem assegurada uma emenda parlamentar do deputado federal, Assis Carvalho, para custeio de toda a pavimentação do local. “É uma satisfação entregar essas casas, realizar os sonhos dessas famílias”, declarou o prefeito.
Batizado de “Ceci Carmo”, o residencial fica localizado próximo à rodovia PI-143, e é destinado a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil. Os imóveis, orçados em R$ 25 mil/unidade, foram construídos com recursos do Governo Federal e contrapartida da prefeitura, que custeou toda a documentação e sistema de energia elétrica do local. Dispondo de área privativa de 39,68 m², as casas estão divididas em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
Feliz ao receber as chaves de seu domicílio, a dona de casa Maritânia Vieira elogiou a estrutura do imóvel. “Amei! Era tudo que eu queria na minha vida”, exclamou Maritânia, que até então morava na casa de sua mãe, com seus dois filhos.
A secretária municipal de Assistência Social, Ceiça Carneiro, destacou a importância do programa habitacional na vida das famílias beneficiadas. “O ‘Minha Casa, Minha Vida’ possibilita que famílias de baixa renda do nosso município possam realizar o sonho da casa própria. Todos estamos de parabéns”, disse a secretária.
A conselheira tutelar, Rosilene Moreira, que morava num imóvel cedido por parentes, vibrou ao receber a casa própria. “É uma felicidade que não tem explicação”, descreveu Rosilene, que é casada e mãe de dois filhos.
Responsável técnica pelo projeto de trabalho social do “Minha Casa, Minha Vida”, a assistente social Conceição Segunda pontuou que a entrega das casas é um momento marcante na vida das pessoas beneficiadas. “Acompanho há mais de um ano estas famílias, dando cursos e fazendo reuniões para prepará-los para este dia. Hoje, a felicidade é de todos nós”, enfatiza a assistente social.
A cerimônia de entrega das novas moradias contou ainda, com a presença dos secretários municipais Wellington Santana (Obras), Francisco Veloso (Educação), Luciano Dantas (Saúde), Ozeias Leal (Agricultura), Juarez Moura (Esportes); do vice-prefeito, Paulo Veloso; do diretor do hospital Lourdinha Moura, Sérgio Barbosa; do prefeito de Cajazeiras do Piauí, Aldemar Carmo; do prefeito de Tanque do Piauí, Francisco Pereira da Silva Filho (Filho Tiú), dos filhos de Ceci Carmo, Benedito Tapeti e José Nogueira Sobrinho (Kátia Tapeti) e dos vereadores municipais, Patrícia Pereira, Raimundo Neto, Chicaca, Marizane Borges e Cláudia Lima.
Ceci Carmo
Ceci Carmo da Silva, conhecida como ‘Mãe Totonha’, nasceu em Oeiras-PI, em 1917. Terceira filha de nove irmãos, recebeu o nome em homenagem a um personagem do livro ‘O Guarani’, de José de Alencar. Fruto de uma família de musicistas, Ceci foi, por muitos anos, corista da igreja católica. Casou-se com o sapateiro Sebastião Tapeti, com quem teve nove filhos. Na década de 1950, mudou-se com a família para a colônia agrícola ‘Saco do Rei’, hoje município de Colônia do Piauí, onde deixou farta contribuição social, cultural e religiosa. Foi musa inspiradora do poeta e músico Possidônio Queiroz, por quem foi homenageada com uma valsa.