
Representantes de Colônia do Piauí participam de oficina sobre desastres climáticos no IFPI de Floriano
25/07/2025 - 19:20Capacitação aborda identificação de sinistros e uso de plataforma para captação de recursos em situações de emergência
Nesta quinta-feira, 24 de julho, Colônia do Piauí sediou a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu representantes da sociedade civil, profissionais da área, secretários municipais, vereadores e a vice-prefeita Ninha de Genilson.
Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência integrou o ciclo de mobilizações que marcam duas décadas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), modelo público de gestão participativa das ações voltadas à garantia de direitos e superação das vulnerabilidades sociais.
Promovida pela Prefeitura de Colônia do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a conferência teve como proposta principal o fortalecimento do diálogo com a população, a avaliação das políticas em curso e a construção coletiva de novas diretrizes.
Presente ao evento, a vice-prefeita Ninha de Genilson destacou o papel essencial da política de assistência social para o desenvolvimento do município: "A assistência social não pode ser vista apenas como uma política compensatória. Ela é estruturante, porque acolhe, protege e gera possibilidades. É por isso que momentos como este são tão importantes: porque permitem a escuta da base, o olhar atento às realidades locais e o compromisso com ações efetivas. É assim que se constrói uma cidade onde ninguém é deixado para trás."
A conferência teve como palestrante principal a assistente social Ana Isabel Moura Luz, que apresentou uma reflexão sobre a trajetória do SUAS e os desafios atuais enfrentados pelo sistema em todo o país. Em sua fala, ela reforçou a importância da resistência como parte do cotidiano da política de assistência: "O SUAS é fruto de uma longa caminhada de luta por direitos. Ele representa um pacto coletivo em favor da vida, da dignidade humana e do compromisso ético com os que historicamente estiveram à margem. Quando falamos em resistência, estamos falando da coragem de manter viva uma política pública que combate desigualdades profundas e enfrenta situações complexas com humanidade e técnica. Chegar aos 20 anos é prova da força dessa estrutura, construída por muitas mãos e sustentada, dia após dia, por quem acredita que a proteção social não é favor, é direito."
Para a secretária municipal de Assistência Social, Conceição Segunda, a realização da conferência foi um marco que consolida a atuação do município no campo da assistência e fortalece a articulação com a comunidade: "Realizar esta conferência é um gesto de compromisso com a população. Temos buscado garantir que todas as ações da assistência social em Colônia estejam conectadas com a realidade das famílias, com escuta sensível e planejamento responsável. Ver este espaço sendo ocupado por vozes diversas, que compartilham experiências e constroem soluções, é motivo de grande alegria. O SUAS não é uma estrutura abstrata — ele está no dia a dia das pessoas. E é nossa missão fazer com que ele esteja cada vez mais presente, mais acessível e mais forte."
Ao final dos debates, as propostas discutidas e aprovadas pela plenária serão encaminhadas à etapa estadual, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas em nível regional e estadual, a partir das experiências e demandas locais.