
Prefeitura de Colônia do Piauí apresenta LDO e relatórios de gestão em audiência pública
09/07/2025 - 18:30Encontro na Câmara Municipal teve presença de representantes da sociedade civil e discutiu dados do primeiro quadrimestre de 2025
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Colônia do Piauí juntamente com o CRAS e o apoio da Prefeitura Municipal realizou na tarde desta segunda-feira, 15, atividades remotas em Alusão ao 15 de Junho, Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa.
Dentre as atividades a equipe elaborou cartazes sobre a violência, carro de som, visita a todos os idosos cadastrados no Grupo Lourenço Damião e entrega de kits de higiene (máscara e álcool gel), com a participação das crianças do SCFV tocando flauta para os visitados.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas contra a integridade física e emocional de pessoas de 60 anos ou mais. Algumas formas de violência são: física, negligência e abandono, sexual, econômico-financeira e patrimonial, autoagressão, autonegligência e violência psicológica.
A Secretaria Municipal de Assistência Social alerta que a qualquer sinal de violência contra o idoso, o mais importante é não se omitir e denunciar. "Por serem pessoas em condições especiais de atenção e cuidados, inclusive afetivos, os idosos são vulneráveis à violência psicológica, patrimonial, física, dentre outras e é nosso dever como sociedade combater o problema, orientando para a denúncia e visando a superação das violações" pontuou Marcelle Sá, secretária de assistência social de Colônia do Piauí, ressaltando que em caso de violência ou maus tratos, as denúncias podem ser feitas Disque 100 ou através do pontos de apoio a pessoa idosa.