Esporte
Com facilidade, Murray bate Federer e conquista tÃtulo em Xangai
Por: em 17/10/2010 - 10:36
Andy Murray mostrou o seu melhor neste domingo. Na decisão do Masters 1000 de Xangai, o escocês não deu a menor chance para o suÃço Roger Federer e sagrou-se campeão após vencê-lo por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2.
Esta é a primeira vez que o britânico conquista a disputa chinesa. Quarto colocado no ranking mundial, ele agora soma seis tÃtulos de Masters 1000 (antigamente chamados de Masters Series) na carreira.
O britânico Andy Murray superou o favoritismo de Roger Federer e ficou com o tÃtulo em Xangai.
Falta a Murray, porém, a consagração máxima de um tenista: um tÃtulo de Grand Slam. O escocês já chegou perto duas vezes, no Aberto dos Estados Unidos de 2008 e no Aberto da Austrália deste ano. Ironicamente, perdeu ambas para Federer.
A vingança sobre o suÃço vem em torneios de menor expressão: já considerando o resultado em Xangai, o histórico do confronto entre ambos aponta oito vitórias para Murray em 13 partidas. Além da China, ele já havia impedido o suÃço de subir ao ponto mais alto do pódio em agosto, no Masters 1000 de Toronto.
Na ocasião, porém, a vitória foi apertada, com um duplo 7/5. Desta vez, Murray anulou qualquer tentativa de Federer fazer um bom jogo, em uma semana na qual o ex-número um do mundo parecia ter recuperado o seu melhor tênis.
Pressionado, o suÃço cometeu 30 erros não-forçados e se mostrou nervoso em quadra, especialmente no segundo set, quando constantemente discutiu com a arbitragem, algo que não costuma fazer normalmente.
Com duas quebras em cada um dos dois sets, Murray também soube se defender bem, salvando todos os seis break points que esteve prestes a sofrer. As subidas à rede também foram poucas, mas eficientes: cinco pontos em cinco tentativas.
Com 82% de pontos vencidos em seu primeiro serviço e 56% no segundo, Murray comemora com merecimento o 16º tÃtulo de sua carreira na ATP. Apesar da achapante derrota, Federer também tem motivos para comemorar, visto que desbancou Novak Djokovic na semifinal e assumiu novamente o segundo lugar no ranking mundial.