
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Nesta sexta-feira (14) Oeiras autoridades de nÃvel estadual e municipais se reuniram na cidade de Oeiras para a realização de uma audiência pública, a mesma foi requerida pelo vereador Pedro Freitas (MDB), ele que é presidente da comissão de educação do municÃpio de Oeiras.
No mesmo instante ocorreria uma manifestação contra a reforma da previdência e o governo do estado que não atendeu algumas reivindicações da classe trabalhadora da educação. Os alunos aproveitaram o momento e colocou no ato do protesto por melhorias na UESPI de Oeiras que está em situação precária.
No Campus de Oeiras hoje só existem quatro cursos em funcionamento, sendo que apenas o de história é regular, letras, matemática e pedagogia estão denegados. Na UESPI hoje só existe dois Campus com o curso de matemática no estado, e Oeiras além de estar denegado não existe professor efetivo.
A audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Oeiras e contou com uma presença bastante numerosas de pessoas, principalmente de acadêmicos, onde tiveram seus nomes inscritos para fazer perguntas.
O deputado estadual Francisco Costa (PT) disse que "hoje o governo do estado está com um entrave com os recursos do Finisa, devido está em processo jurÃdico, essa opção seria a fonte de recurso mais rápida para concluir a infraestrutura da UESPI de Oeiras. Caso os recursos do Finasa não seja solucionado, tentaremos buscar dos precatórios do FUNDEF para ajudar a executar a obra", conclui o deputado.
Já o deputado estadual Bessah Filho (PP) se comprometeu em unir forças juntos a outros deputados em busca de custeio para o a obra da UESPI de Oeiras, e deu a ideia de formar uma comissão com deputados, vereadores, acadêmicos e alunos para discutir diretamente com o governador Wellington Dias a situação do Campus.
Já o vereador Espedito Martins (PC do B) relatou que "a verdade tem que ser dita, a população de Oeiras e região não suporta mais, já é a terceira audiência que participo em termina em nada, gente algo tem que ser feito para que resolva essa situação, o problema da UESPI é para ontem. Na verdade, isso aqui vai dá em nada, das outras vezes foi assim, desculpa, mas é a verdade, o que precisamos mesmo é de decisão polÃtica para resolver isso de forma imediata".
Logo após foi aberta a rodada de pergunta, chamou atenção dois questionamento feitos pelo vereador Letiano (PSB) e Gilmar Fontes (PT), no qual perguntaram a previsão para pelo menos uma solução mÃnima da UESPI e o Reitor professor Nouga Cardoso não respondeu em nenhum momento as perguntas dos dois parlamentares. Ao final o coordenador do curso de história repetiu a pergunta e o reitor novamente não respondeu.