
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Conforme já era esperado, Paulo Odone Chaves de Araújo Ribeiro elegeu-se nesta quinta-feira presidente do Grêmio para o biênio 2011/12. Dona da maioria absoluta das cadeiras do Conselho Deliberativo do clube, a oposição dominou a votação. Odone recebeu 222 dos 288 votos, 77%. Ruschel obteve apenas 54, ou 19%.
Será a terceira vez que Odone comandará o Tricolor. Entre 1987 e 1990, em um período de dois mandatos, o dirigente ganhou quatro estaduais e uma Copa do Brasil. Já entre 2005 e 2008, foram dois estaduais e uma Série B do Brasileiro, quando o Grêmio do técnico Mano Menezes venceu o Náutico em Recife mesmo com quatro jogadores expulsos, na chamada “Batalha dos Aflitos”. Este será o quinto mandato de Paulo Odone à frente do clube gaúcho.
A eleição de Odone começou a ser encaminhada em setembro, quando houve renovação de metade do conselho gremista. Devido à impopularidade do atual presidente Duda Kroeff, potencializada pelo péssimo momento que vivia o time no Brasileirão, os oposicionistas ficaram com todas as 150 vagas postas em disputa, o que praticamente definiu a vitória do ex-presidente antes mesmo do pleito se realizar.
Caso Airton Ruschel obtivesse 30% dos votos nesta noite (o equivalente a 87 dos 288 conselheiros que votaram), a definição sobre o novo presidente do Grêmio passaria para a votação dos associados, marcada para o sábado, 16 de outubro.