Geral
Comerciantes oeirense precisam investir em atendimento
Por: Giselle Silva em 12/01/2009 - 12:28
Em quantos bares, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais em Oeiras você já foi e que o atendimento deixava a desejar? Certamente muitos responderão que em vários, pois em Oeiras bom atendimento não é a marca de muitos estabelecimentos.
Em muitos casos são funcionários e até mesmo donos do estabelecimento mal humorados, sem conhecer bem os produtos que oferecem, fazem acepção de pessoas, e no caso de bares e restaurantes são garçons despreparados, que demoram uma eternidade para fazerem o atendimento.
Reclamações como estas tem se tornado cada vez mais frequentes em Oeiras, e certamente muitos têm uma história para contar. Numa cidade em que as opções não são tantas, seria de fundamental importância que os comerciantes investissem no atendimento, pois pesquisas comprovam que em 65% dos casos o mau atendimento foi o motivo que espantou clientes.
Estabelecimentos com problemas recorrentes de atendimento perdem mais do que um cliente por mês. Já parou para pensar em quanto dinheiro se perde com isso? Pior ainda é o efeito multiplicador gerado por clientes insatisfeitos que comentarão suas más experiências para não menos de seis amigos. Muitos proprietários da área continuam, de maneira mÃope, investindo seus recursos para atrair novos clientes sem perceber que se não taparem os buracos do mau atendimento todos os seus esforços serão em vão.
É fundamental entender que em bares e restaurantes não vendem apenas bebidas e comidas, vendem experiências e sensações. Pessoas vão a restaurantes para alimentar suas emoções, não somente seus estômagos.
Contudo, isso é apenas uma parte do benefÃcio buscado pelo cliente quando sai para comer fora de casa. Excetuando os casos em que a conveniência, a rapidez e o preço são as motivações principais. A maioria das pessoas busca muito mais do que comida quando sai para comer. Primeiramente, busca satisfazer necessidades pessoais de diversão, lazer e entretenimento. Satisfazer ainda, com a escolha de um determinado lugar, necessidades relacionadas a status, exposição social e afirmação de estilo de vida. Finalmente e muito importante, busca a satisfação psicológica de ser atendido e servido por alguém. Esses são alguns dos benefÃcios intangÃveis que se busca e que indicam a enorme importância do atendimento na percepção de qualidade e na satisfação global do cliente.
E o que é um bom atendimento? É uma mistura de técnica, eficiência e atitude, que precisam estar de acordo ao perfil de cada estabelecimento e, consequentemente, de seu cliente, já que pessoas distintas buscam coisas distintas. Por exemplo, freqüentadores de bares poderão valorizar, sobretudo, a rapidez e a descontração dos garçons enquanto que clientes de restaurantes requintados avaliarão a exclusividade do atendimento, a técnica e o protocolo.
Cabe a você, administrador do ramo, entender a sua clientela e equacionar a dose de cada um desses fatores, sem esquecer que cordialidade e atenção são ingredientes apreciados por qualquer cliente em qualquer tipo de estabelecimento. A atitude é o que realmente faz a diferença no atendimento. Prova disso é que geralmente relevamos pequenas demoras e deslizes de técnica quando nos sentimos tratados de maneira atenciosa. E em um mundo cada vez mais impessoal o cliente dará um valor ainda maior a fatores como atenção, cordialidade e a capacidade das empresas de fazê-lo sentir-se importante.