
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Foi na base da raça, da disposição e no talento de Dario Conca. Com dois gols do argentino, um deles um golaço, o Fluminense quebrou um jejum de cinco jogos sem vencer ao derrotar o bom time do Grêmio por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Engenhão, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor carioca chega aos 57 pontos, firme na liderança, enquanto o time gaúcho permanece com 47. Na próxima rodada, quarta-feira, o Flu visita o Inter, no Beira-Rio, enquanto o Grêmio tem pela frente o Goiás no Serra Dourada. Antes, o time das Laranjeiras fica na torcida contra o Cruzeiro, que tem 54 pontos e sábado enfrenta o Grêmio Prudente. O atacante Washington completou o décimo jogo sem marcar, mas deu belo passe para Conca fazer o segundo.
O primeiro tempo foi muito movimentado. Empurrado pela torcida, o Fluminense começou melhor, trocando passes no campo do Grêmio e tentando furar o bloqueio. Mas foi o time visitante que quase abriu o placar aos 18 minutos, quando Leandro Euzébio tentou aliviar o perigo e chutou no corpo de Gum. A bola quase entrou. Seria um gol contra incrível. Mas um minuto depois Conca tratou de mostrar o lado bonito do futebol. O argentino recebeu na entrada da área e soltou uma bomba indefensável para o goleiro Victor. Golaço e Flu 1 a 0.
O gol fez o time de Muricy Ramalho recuar demais. O Grêmio, com bom toque de bola no meio, passou a gostar do jogo e criar boas oportunidades para empatar. Aos 38, Souza soltou a pancada de canhota com perigo, mas para fora. Aos 42 foi a vez de Jonas criar boa jogada e cruzar na medida para André Lima cabecear rente à trave. O Flu bem que poderia ter ampliado em cruzamento de Washington que passou por Victor e quase entrou.
O segundo tempo começou no mesmo ritmo do primeiro. O Flu quase fez o segundo gol aos 9 minutos, quando Diguinho lançou Julio Cesar e o chute cruzado passou perto. O Grêmio teve boa chance com André Lima aos 10, mas o atacante, sozinho na área, cabeceou por cima do gol. E o time da casa passou aos poucos a recuar de novo, permitindo que o Grêmio trocasse passes e chegasse com mais perigo. O Flu dava muitos chutões aliviando o perigo em vez de botar a bola no chão.
O Grêmio foi prejudicado aos 21, quando Jonas recebeu na área e foi derrubado por Leandro Euzébio, mas o árbitro Heber Roberto Lopes nada marcou. O jogo era tenso para o Flu e a torcida, apreensiva, ficou calada.
Mas, aos 35, Conca mostrou como fazer a galera feliz. Thiaguinho roubou a bola de Vilson, tocou para Conca, que acionou Washington. Em vez de chutar, o atacante devolveu para Conca, que só teve o trabalho de empurrar para o gol e fazer 2 a 0. Na comemoração do gol, Conca fez questão de apontar para Washington e agradecer o passe. Depois foi só administrar o resultado para conseguir mais uma vitória importantíssima. Final: 2 a 0.
FLUMINENSE 2 X 0 GRÊMIO
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Gílson Bento Coutinho (PR) e José Amilton Pontarolo (PR)
Renda/público: R$ 214.485,00 / 13.592 pagantes
Cartões amarelos: Washington, Diguinho, Gum, Ricardo Berna (FLU); Rafael Marques, Souza, Douglas, André Lima, Gilson (GRE)
GOLS: Conca, 19'/1ºT (1-0); Conca, 36'/2ºT (2-0)
FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano, Gum e Leandro Euzébio; Carlinhos, Diguinho (Belletti, 42'/2ºT), Fernando Bob (Valencia, 32'/2ºT), Marquinho, Conca e Julio Cesar (Thiaguinho, 34'/2ºT); Washington. Técnico: Muricy Ramalho.
GRÊMIO: Victor; Gabriel, Rafael Marques, Paulão e Fábio Santos (Gilson, 29'/2ºT); Vilson, Souza (Diego, 35'/2ºT), Douglas e Lúcio; Jonas e André Lima (Júnior Viçosa, 26'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.