
Oeiras terá centro esportivo com investimento de R$ 3,6 milhões
15/07/2025 - 10:32Ordem de serviço foi assinada na Secretaria das Cidades; obra será executada com recursos do Governo do Estado
Nos dias 18 e 19 de julho, será realizada em Teresina a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “Igualdade Democrática: Reparação e Justiça Racial”. O encontro acontece no Diferencial Buffet, no bairro Ilhotas, Centro Sul da capital, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da Superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários (Suipro) e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
A conferência tem como finalidade reunir propostas e encaminhamentos voltados à promoção da igualdade racial e à estruturação de políticas públicas nos municípios piauienses. As contribuições reunidas ao longo da programação devem ser levadas à etapa nacional.
A programação inclui mesas redondas, palestras, apresentações culturais e plenárias temáticas. Participam delegados escolhidos em 25 conferências municipais realizadas em diferentes regiões do estado.
Para o secretário da Sasc, João de Deus Sousa, o espaço permite reunir propostas que busquem ampliar o acesso a direitos e serviços para todos os segmentos sociais. “É o momento de apresentarmos propostas que possam garantir que todos os segmentos da sociedade se desenvolvam, tenham qualidade de vida, eliminando todos os tipos de preconceito”, afirmou. Ele também destacou pautas específicas da conferência: “Será discutida também a questão dos quilombolas, para que sejam bem tratados, recebam investimentos para melhorar sua produção rural, a qualidade de vida, que tenham acesso ao Programa Minha Casa, Minha Vida, além de uma educação, cultura e saúde pública de qualidade”.
Assunção Aguiar, superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, comentou sobre o papel das conferências na construção de medidas voltadas às populações negras e comunidades tradicionais. “É essencial termos esse olhar para os povos e a comunidade tradicional, de reparar os danos causados pela escravidão, principalmente na vida da população negra, e isso só poderá ser superado com ações de políticas públicas”, declarou.
A conferência se apresenta como um espaço de construção coletiva, reunindo representantes de diferentes regiões do estado em torno de propostas concretas. A participação de delegados municipais amplia o alcance das discussões e fortalece o compromisso com a implementação de políticas públicas que reconheçam as especificidades e garantam os direitos das populações negras, quilombolas e tradicionais no Piauí.