
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
A confraria Eça-Dagobertiana realizou o x encontro lítero-gastronômico com a análise da obra A Relíquia, de Eça de Queiroz.
A análise foi realizada pela professora Maurenize Nunes que discorreu ser a relíquia um romance que denuncia as mazelas da sociedade portuguesa, tanto no campo social quanto no religioso, onde o próprio Eça caracterizou a obra com a seguinte frase: sobre a nudez da verdade, o manto diáfono da fantasia.
Salientou Cassí Neiva, presidente da confraria, que a relíquia revela uma impiedosa sátira à beatice católica, à cupidez do dinheiro, à hipocrisia do ser humano, além de explanar a relaturzação do conhecimento humano.
O evento literário culminou com uma enquete queiroziana sobre as linhas mestras da obra A Relíquia, onde os confrades, num clima de descontração, curiosidade e engajamento, participaram ativamente da atividade desenvolvida pela relatora, professora Maurenize Nunes.
Estavam presentes os seguintes confrades: Cassí Neiva, Conceição Neiva, Conceição Campos, Yara Lízia Porto, Josiana Costa, Cleginalda Matos, Rita Marques, Teresa Cristina Araújo, Edson Sá.
Vale ressaltar a presença da professora Rosário Nunes e do poeta Júnior Mariano.