
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
A Confraria Eça-Dagobertiana de Oeiras-Piauí realizou no último sábado, 17 o seu XVI Encontro Literário, que aconteceu no Cine Teatro Oeiras.
O evento teve como chefe de cerimonial a Professor Elimar Barros e como abertura, a apresentação do Coral Vozes de Oeiras, tendo como regente o maestro Aurélio Melo. A Professora. Ceiça Neiva declamou o poema Oeiras de sua autoria.
A noite contou com a análise de duas obras: a primeira com o livro O Conde de Abranhos de autoria de Eça de Queiróz, que foi analisada pela Profa. Isabel Leal e a segunda com o livro Da Janela de Tormes de autoria de Dr. Dagoberto Carvalho Jr. que foi analisada pela Profa. Teresa Cristina Araújo.
O lançamento de sua revista literária nº 2, foi analisada pelo escritor e historiador Fonseca Neto.
O Cine-Teatro de Oeiras foi palco de um rico encontro de saberes literários, que teve a nobre presença do Mestre Dagoberto Carvalho Jr; dos confrades: Dr. Carlos Rubem Campos Reis, do Prof. Edson Sá, do escritor Gutemberg Rocha que estava acompanhado de sua mulher Gardênia Rocha; das confreiras: Ceiça Campos, Conceição Neiva, Isabel Leal, Josiana Costa, Tereza Cristina, Rita Marques, Elimar Barros, Ana Maria Helcias e Zildete Rodrigues, além das autoridades presentes: Dom Juarez Sousa (Bispo diocesano), Dagoberto C. Jr (Patrono da Confraria), Profa. Cassí Neiva (Presidente da Confraria), Reginaldo Miranda (Presidente da Academia Piauiense de Letras), Prof. Stefano Ferreira (Secretário Municipal de Cultura), Fonseca Neto (Presidente do IHGP), Profa Socorro Barros(Presidente do IHO), Prof. Sebastião Nascimento(Diretor do IFPI), professores, estudantes, convidados e sociedade civil.
Receberam os títulos de sócios correspondentes e benemérito, os senhores Aurélio Melo e Emanuel Gama.
O encontro Eça-Dagobertiano culminou com o show musical de Vanúsia Marques e Carlos Vinil no Café Oeiras.
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Oeiras-PI. Foram patrocinadores da Revista Eça-Dagobertiana Nº2: Casa do Frango, Cartório do 1º Ofício, Construfácil, Galeria do Divino, FNT, Mercadinho Caçula, Panificadora São Francisco, Sociedade Educacional Paulo Freire e Versace.