
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O Congresso Internacional de Arte Rupestre
- Global Rock Art a ser realizado pela primeira vez no Brasil, na cidade de São Rai-mundo Nonato, promete movimentar o Estado do Piauí. O evento começa hoje e segue até o dia 3 de julho (sexta-feira) e irá reunir por toda semana pesquisadores e arqueólogos de 40 países dos diversos continentes.
O Global Rock Art reunirá pesquisadores, estudantes e outros interessados no estudo, conservação e divulgação das manifestações rupestres, que apresentarão seus trabalhos e informações relacionadas com todos os continentes, mostrando assim que a arte rupestre é uma manifestação cultural mundial.
Os novos métodos de pesquisa, de interpretação, as novas descobertas, o desenvolvimento científico relacionado com seu estudo e a dinâmica da criação e difusão cultural poderão ser relacionados e comparados durante este encontro.
O Congresso procurará demonstrar que a globalização não é um fenômeno atual, ela começa quando o homem parte de seu berço na África e começa a ocupar todos os continentes. O congresso é mundial e tratará de uma prática global que, como todas as manifestações humanas, é a demonstração de que Homo sapiens leva em sua carga genética os modelos de respostas aos problemas originados pelo meio ambiente e os engendrados por sua psique. Por esta razão o congresso terá o nome de Global Rock Art.
Por reunir a maior concentração de arte rupestre do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi escolhido durante a última plenária da IFRAO em Lisboa, em setembro de 2006, quando por unanimidade a região foi escolhida.
A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) já está com a programação cultural do Congresso Internacional de Arte Rupestre fechada. Os visitantes, congressistas, turistas e moradores poderão curtir uma vasta programação que inclui shows com artistas piauienses em um dos pontos turísticos mais valorizados da cidade, a avenida João Dias, cinema no Alto do Cruzeiro, além de cine itinerante na zona rural de São Raimundo Nonato e cidades vizinhas.
Artistas de diversas cidades e povoados piauienses foram escolhidos para mostrar seus trabalhos durante o congresso. Nomes como Grupo Bandolins e Congo de Oeiras, Coral dos Vaqueiros de União, Vavá Ribeiro e Gonzaga Lú vão abrilhantar as noites culturais na Serra da Capivara.
Diário do Povo