Geral
Consumo de energia elétrica tem crescimento no PiauÃ
Por: Da Redação em 28/07/2010 - 23:58
No último semestre, em todo o Estado do PiauÃ, a Eletrobras Distribuição instalou 24.132 novos medidores em unidades consumidoras sem medição. Os investimentos realizados pela empresa para a regularização de consumidores, com campanhas de combate à fraude e ao desvio, colocação de medidores eletroeletrônicos foram determinantes para o crescimento do consumo da energia distribuÃda. Todas essas ações refletiram, não só no aumento do consumo, mas na diminuição das perdas de energia da empresa.
O consumo de energia elétrica do Piauà apresentou um crescimento recorde no primeiro semestre deste ano: 20% em relação ao mesmo perÃodo de 2009. As classes de consumo que apresentaram melhor evolução, quando comparadas aos Ãndices do primeiro semestre de 2009, foram residencial (26,8%), rural (24,6%), comercial (20,2%) e industrial (12,2%). Vale destacar que as classes residencial e comercial, juntas, respondem por 65,4% do consumo total faturado.
Nas regiões Norte e Nordeste, foi onde se observou maior reflexo no aumento do consumo de energia no paÃs, respectivamente, 15,4% e 13,8%. A Eletrobrás Distribuição Piauà ficou em segundo lugar dentre as concessionárias da região Nordeste quanto à expansão do consumo de eletricidade, aparecendo atrás somente da Cemar, empresa que fornece energia elétrica no Maranhão.
A coordenadora de Compras de Energia da Eletrobrás Distribuição PiauÃ, Eulália Rocha, explica que o crescimento no consumo de energia elétrica, no Estado, teve inÃcio no final do ano passado e os fatores que mais contribuÃram para essa expansão foram: a incorporação de novos clientes, o programa de Universalização de Eletrificação Rural e investimentos em melhorias do sistema como a ampliação de redes urbanas e regularização de consumidores sem medição, aliados à recuperação da economia brasileira e a elevação das temperaturas.
Entre junho de 2009 a junho 2010, foram feitas 58.232 novas ligações, totalizando 924.777 consumidores em todo o PiauÃ. Dentre os novos consumidores, estão inclusos os beneficiados com o Programa de Universalização de Eletrificação Rural, que atendeu a 18.711 famÃlias, nos últimos seis meses, no Estado.
Com aumento da renda familiar, possibilitado pela diminuição da inflação e do desemprego e a maior circulação de recursos de programa sociais, muitos consumidores puderam adquirir novos eletrodomésticos, e, conseqüentemente, mudar os hábitos de consumo de energia, comprando, por exemplo, eletrodomésticos (ventiladores e condicionadores de ar) que ajudam a superar as altas temperaturas tÃpicas dos climas da região nordeste, onde houve escassez de chuvas no primeiro semestre.
O consumo médio residencial no Estado cresceu 18% no perÃodo de janeiro a junho de 2010 quando comparado com o mesmo perÃodo do ano anterior, passando de 83,8 KWh/consumidor mês para 98,9 KWh/consumidor mês.