
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Um relatório de 1.478 páginas da Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar entidades privadas sem fins lucrativos, assinado pelo senador cearense Inácio Arruda (PC do B), constatou irregularidades em dezenas de convênios assinados entre o Ministério da Integração Nacional e duas entidades atuantes no Piauí, a Associação Piauiense dos Produtores de Sementes e Mudas e a Cooperativa dos Fruticultores do Vale do Canindé-COFRUVALE , empresa domiciliada em Oeiras e ligada ao ex-prefeito B.Sá.
Estas associações, também constam do documento, foram as entidades sem fim lucrativos que, de 2001 a 2006, receberam o maior volume de recursos públicos da pasta em questão. A primeira recebeu ao todo R$ 4.779.917,47, e a segunda R$ 2.129.280,43, através do Programa da Sustentabilidade de Espaços Sub-Regionais (PROMESO), que tem como objetivo aumentar a autonomia e a sustentabilidade de espaços sub-regionais e tem como órgão concedente a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba- Codevasf, ligado ao Ministério da Integração.
Ao todo são 36 convênios suspeitos, 8 assinados com a Associação Piauiense dos Produtores de Sementes e Mudas e outros 28 com a COFRUVALE. Estes últimos despertam mais suspeitas ainda, já que o dinheiro foi usado supostamente para construção de obras infra-estruturantes, de energia e barragens, como é o caso da “recuperação de estrada vicinal no município de Nazaré do Piauí", no ano de 2005 e ainda, entre outros, da “construção da 1ª etapa da barragem Caraíbas, no município de Massapé", no ano de 2006.
A COFRUVALE
A Cooperativa dos Fruticultores do Vale do Canindé - COFRUVALE tem sede registrada em Oeiras com endereço na Travessa Floriano Peixoto, 74. A entidade ligada, ao ex-prefeito de Oeiras B.Sá, tem como presidente Daniel Henrique de Miranda Ribeiro Gonçalves. A sede da cooperativa fica nas dependências do casarão que pertenceu ao ex-prefeito de Oeiras, Coronel Orlando Carvalho.
Nossa reportagem tentou entrar em contato com a cooperativa através do telefone (89) 3462-3714, sem obter sucesso. O número do telefone da empresa não existe ou não está habilitado.
O relatório
“Chama atenção, na lista de convênios acima, o fato de que vários objetos guardam pouca relação com as atividades que se esperam sejam desenvolvidas por uma cooperativas de fruticultores. Obras como adutoras, sistemas de abastecimento d’água, chafarizes, bebedouros, construção de passagens molhadas, recuperação de estrada vicinais e elaboração de projetos de barragens são serviços típicos de empresas especializadas, em engenharia civil e que, numa primeira análise, poderiam ser contratados mediante licitações, pelas entidades governamentais municipais ou estaduais”, argumenta o relator do inquérito, Inácio Arruda,.
O relatório sustenta ainda que “merece análise o fato de os convênios em tela terem sido firmados com uma entidade privada, em vez de serem celebrados com entes governamentais com que normalmente são firmados tais convênios”.
O senador Inácio Arruda informa em seu relatório ter enviado "documentos tratando de irregularidades" para o Governo do Piauí e para os órgãos "competentes".
Com informações Portal AZ