
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
O Corinthians amargou seu primeiro fracasso do centenário e foi eliminado precocemente do Paulistão. Na noite desta quarta-feira, a equipe até fez sua parte e goleou o Rio Claro por 5 a 1 no Pacaembu, mas pagou caro pelos vacilos acumulados na fase classificatória e não contou com a combinação de resultados necessária para avançar às semifinais. Acabou a luta pelo bicampeonato estadual. Agora resta a Libertadores, prioridade do clube no ano de seu histórico aniversário. Já o Rio Claro acabou rebaixado.
"A pressão sempre existe e estamos preparados para isso. O importante da cobrança nessa hora é que, se somos cobrados, é porque temos algo para dar", comentou Ronaldo, prevendo uma pressão crescente no Parque São Jorge por culpa da campanha abaixo do esperado no Paulistão.
Embora tenha saído em desvantagem no placar nesta noite, o Corinthians superou as dificuldades do primeiro tempo e deslanchou após o intervalo. Ronaldo (em disputa com Robinho), Dentinho (duas vezes), Iarley e Roberto Carlos estufaram as redes. Mas nada disso adiantou.
Com o resultado, a equipe de Mano Menezes chegou aos 35 pontos, insuficiente para ultrapassar Grêmio Prudente (37) e São Paulo (36), que superaram São Caetano e Santo André, respectivamente, para avançar às semifinais. O Rio Claro também se lamentou: com 19 pontos, foi rebaixado ao lado de Monte Azul, Sertãozinho e Rio Branco.
A noite foi ruim para o Corinthians desde o começo. Muito ruim. Tudo deu errado até os 31min do primeiro tempo. No Pacaembu, Alessandro não pôde voltar ao time, o Rio Claro fez 1 a 0 aos 13min após bola rebatida por Rafael Santos e Tcheco saiu machucado. No ataque, Dentinho e Ronaldo abusaram do individualismo e perderam boas chances ao não tocar para o companheiro.
Enquanto isso, os outros candidatos às vagas nas semifinais faziam sua parte. O São Paulo abriu 2 a 0 sobre o Santo André, o Prudente fez 1 a 0 no São Caetano e a Portuguesa chegou a fazer 2 a 0 diante do Ituano. Somando os resultados, o Corinthians não só não alcançava o G-4, como caía para a sexta colocação.
Aos poucos, porém, o cenário ameaçou melhorar. Após chances perdidas por Elias e Danilo, o time de Mano finalmente empatou o jogo aos 31min: Ronaldo aproveitou rápida cobrança de falta de Roberto Carlos e ainda contou com desvio de Robinho. A defesa alvinegra não passou segurança, mas na frente o time alvinegro pressionou. Substituto de Tcheco, Iarley abriu espaços e criou. Ronaldo quase fez o segundo já nos acréscimos.
O Corinthians ainda viu crescer a esperança por um tropeço dos rivais, já que o Santo André diminuiu a vantagem do São Paulo para 2 a 1 em Piracicaba. Esse foi o cenário até o intervalo. “Aqui está difícil. O Rio Claro saiu na frente e está todo atrás marcando”, avaliou Danilo.
Mas o que foi difícil no primeiro tempo ficou fácil no segundo. Em 7min, o Corinthians virou o jogo e fez 3 a 1. Primeiro foi Dentinho quem apareceu pela direita e bateu cruzado para estufar as redes. Depois, o jovem atacante tocou de primeira para Ronaldo na área e o camisa 9 não foi “fominha”: ajeitou na medida para Iarley anotar o terceiro gol.
A ampla vantagem fez a torcida alvinegra se dedicar a “secar” São Paulo e Prudente. Alguns chegaram a comemorar gol do São Caetano diante do Prudente, mas o tento não valeu. Para piorar, aos 18min a má notícia chegou ao Pacaembu: o São Paulo ampliou para 3 a 1 a vantagem sobre o Santo André.
No Pacaembu, o Corinthians fez sua parte. Bem postado atrás, não desperdiçou as chances no ataque. Aos 22min, Roberto Carlos acertou uma bola no ângulo e fez um golaço, ampliando para 4 a 1. Dentinho ainda fez o quinto gol após assistência do lateral-esquerdo.
Mas todos os gols foram ofuscados pela eliminação precoce. A goleada ficou em segundo plano diante da frustração pela queda na primeira fase do atual campeão invicto. O Corinthians, agora, tenta se consolar com o fato de poder se dedicar exclusivamente à Libertadores. Mas a pressão por um título no centenário só cresce no Parque São Jorge.
PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
13min - GOOOOOOOLLLLLLL DO RIO CLARO!!! Edu Salles cobra falta fechada, Rafael Santos rebate e Luciano aparece para completar, colocando o time visitante em vantagem.
15min - Dentinho rouba a bola no ataque, encara a marcação e chuta de esquerda, para fora. Ronaldo estava livre pela esquerda e não recebeu. Pouco antes, acontecera o inverso com a dupla.
25min - Elias recebe de Ronaldo e cruza na segunda trave. Danilo aparece livre, mas finaliza muito mal de direita, perdendo ótima chance.
28min - Dentinho recebe pela esquerda da área e cruza para Ronaldo. O atacante dribla na pequena área, mas deixa para Elias, que manda sobre o gol.
31min - GOOOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! Roberto Carlos cobra falta rapidamente e manda para a área, onde Ronaldo se livra dos zagueiros e completa com força, deixando tudo igual no placar.
46min - Elias enfia para Ronaldo na área. Ele domina bem e chuta, mas é prensado na hora certa.
SEGUNDO TEMPO
4min - GOOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Elias dispara pela direita, divide na entrada da área e a bola fica com Dentinho. O jovem atacante dispara cruzado, com força, e vira o jogo: 2 a 1.
7min - GOOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Dentinho recebe na entrada da área e toca de primeira para Ronaldo, que domina e ajeita para Iarley só ter o trabalho de empurrar para o gol.
16min - Elias dá ótimo lançamento para Jucilei, que corta o marcador na direita e bate de esquerda, mandando rente à trave de Sidney.
22min - GOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Roberto Carlos recebe de Danilo, domina já se livrando da marcação e acerta o ângulo de Sidney para fazer um golaço, seu terceiro pelo clube.
31min - GOOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Roberto Carlos acerta ótimo passe para Dentinho, que chega na cara do gol e desloca o goleiro: 5 a 1.
CORINTHIANS 5 X 1 RIO CLARO
Corinthians
Rafael Santos; Jucilei, Paulo André, William e Roberto Carlos; Marcelo Mattos, Tcheco (Iarley), Elias e Danilo (Edu); Dentinho (Defederico) e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes
Rio Claro
Sidney; Robinho (William), Luciano e Nelinho; Odair Lucas, Danilo Avelar, Diego Perine, Henrique (Fernando Gaúcho) e Luiz Fernando; Edu Salles e David (Mirandinha)
Técnico: Agnaldo Liz
Data: 07/04/2010, quarta-feira
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Souza (SP)
Auxiliares: Osny Silveira (SP) e Ricardo Lanutto (SP)
Público: 12.013 pagantes (total de 12.662)
Renda: R$ 346.226,00
Cartões amarelos: William, Marcelo Mattos (COR); Henrique, Nelinho, Robinho, Diego Perine (RCL)
Gols: Luciano, aos 13min, e Ronaldo, aos 31min do primeiro tempo; Dentinho, aos 4min e aos 31min, Iarley, aos 7min, Roberto Carlos, aos 22min do segundo tempo