
São Miguel do Fidalgo realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
01/05/2025 - 16:16Evento reuniu gestores, profissionais e população para debater avanços e desafios na promoção da saúde laboral
Área Pastoral de São Miguel do Fidalgo
A sociedade de São Miguel do Fidalgo recepcionou nesse sábado dia 26 de março de 2011, o padre Ricardo que veio para comandar a mais nova área pastoral. O evento foi marcado pela a presença do Sr. Bispo Dom Juarez e toda sua comitiva; do Padre Benedito pároco de Socorro do Piauí e sua comitiva; Padre Jerlan pároco de Paes Landim Paróquia São José e sua comitiva; do seminarista Hamilton, pela prefeita Maria Salomé da Silva e demais autoridades e por pessoas da zona urbana e rural da cidade.
Na oportunidade Dom Juarez aceitou o convite para fala um pouco sobre a criação da Área Pastoral de São Miguel Arcanjo e sobre o sr. Padre Ricardo.
Raimundo silva: Gostaria que vossa excelência falasse um pouco sobre a nova Área Pastoral e sobre o Padre Ricardo.
Dom Juarez: Com esse ato eclesial que é celebrado hoje dia 26 de março de 2011, nós estamos criando a Área Pastoral de São Miguel Arcanjo aqui em São Miguel do Fidalgo. Veja bem, a igreja é dividida em a Diocese que é a junção de várias paróquias, depois têm as paroquias que é a junção de várias comunidades e têm as áreas pastorais que ainda não é uma paróquia, mas também não é apenas uma comunidade e sim um aglomerado de comunidades. Então nós estamos criando a Área Pastoral de São Miguel sob a proteção do Padroeiro Miguel Arcanjo.
RS: O que significa área pastoral?
DJ: É uma área que está sob o cuidado pastoral e administrativo de um padre, aqui, por exemplo, terá padre, um privilégio para São Miguel, mas poderia ser uma pessoa religiosa. A área pastoral têm dois aspectos, o primeiro é o aspecto pastoral que é a área em comunhão com a Paróquia de São José, com a Diocese de Oeiras, com a Igreja do Brasil e com a Igreja Universal, mas ao mesmo tempo ela tem um cuidado pastoral com um padre que atua. Do ponto de vista administrativo ela é independente da Paróquia de São José e do ponto de vista canônico a igreja tem o código de lei que rege seus atos. Já do ponto de vista civil, como ela ainda não é paróquia, portanto não é uma entidade jurídica erigida canonicamente pelo o bispo, então ela está sob a jurisdição da Paróquia de São José, de Paes Landim comandada pelo Padre Jerlan. Dessa forma o Padre Ricardo é vigário para essa área. Os casamentos, batizados e outros sacramentos realizados em São Miguel não serão registrados aqui e sim na Paróquia de São José.
RS: Antes de aceitar o convite para vir a São Miguel do Fidalgo, em que paróquia o Padre Ricardo atuava?
DJ: O padre Ricardo é um missionário, é da Polônia, veio ao Brasil muito jovem e aqui atuou em várias paróquias. Trabalhou na Diocese de Campo Maior, Parnaíba e em Oeiras atuou como Vigário Geral na Paróquia da Sagrada Família.
RS: Qual foi a reação do padre Ricardo quando o senhor fez o convite a ele?
DJ: Ele ficou muito feliz, mesmo sem conhecer São Miguel, mas depois em outro momento veio visitar e isso só confirmou o desejo de vir para esta cidade.
RS: Então São Miguel agora é uma Área Pastoral, isso significa um passo dado para torna-se uma paróquia no futuro?
DJ: Sim, é o primeiro passo. Quando o bispo achar que já existe uma estrutura capaz de atender um padre e outros quesitos, deixa de ser uma área pastoral para torna-se uma paróquia.
Dom Juarez falou também da importância da presença de um padre na cidade e do apoio da comunidade no desempenho das missões. Pediu a colaboração de todo povo de Deus de São Miguel através do dízimo, doações, ofertas, ate porque, é da fé que anuncia e pratica que a igreja se mantem. Dom Juarez encerrou agradecendo a todos pela recepção e abençoo todo o povo de São Miguel do Fidalgo.
Durante a recepção aconteceu um acidente com a irmã Teresinha da comitiva do senhor bispo, mas nada muito grave explicou Dom Juarez durante a missa. O padre Ricardo disse que em outro momento falaria conosco.
Raimundo Silva