Cinco mulheres e um homem foram presos na manhã desta quarta-feira (15) durante a Operação Dama da Noite, deflagrada pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) em Teresina. Os presos, são suspeitos de atuar como garotos de programas, enquanto também comercializavam drogas em boates da capital e em outras cidades do Nordeste.
Segundo o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc, a operação visa desarticular uma rede criminosa que associava prostituição ao tráfico de entorpecentes.
“Essas pessoas atuavam de forma itinerante, se deslocando entre estados para prestar serviços sexuais e, ao mesmo tempo, vender drogas, recebendo o material diretamente de um distribuidor”, explicou.
O principal alvo da operação, identificado Walaf Nascimento, foi preso ainda nas primeiras horas da ação. Segundo a polícia, ele é responsável por fornecer drogas tanto para pontos de venda fixos, as chamadas bocas de fumo, quanto diretamente para os garotas de programa envolvidas no esquema.
“Ele já era conhecido da polícia, atuava em toda a capital e usava um veículo próprio para transportar os entorpecentes, fazia a ponte entre o fornecedor e os pontos de venda, além de repassar drogas diretamente para profissionais do sexo”, acrescentou.
Durante a chegada à sede do Denarc, Walaf Nascimento negou envolvimento com a prostituição, mas admitiu que já atuava no tráfico “há bastante tempo”.
Foram cumpridos 12 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. Boates nas zonas Central e Leste da capital foram alvo das buscas, onde os policiais apreenderam drogas, armas de fogo e veículos. “Estamos contabilizando os resultados, mas já temos prisões significativas e apreensões que vão impactar o tráfico local”, completou Samuel Silveira.
Ainda na noite de terça-feira (14), um homem foi preso ao tentar sair da cidade de Água Branca em direção a Teresina. Com ele, a polícia apreendeu um revólver, uma prensa de grande porte, usada para embalar drogas, além de um quilo de skunk, celular e motocicleta.
O coronel Jacques Galvão, diretor de operações da Polícia Militar, destacou o trabalho conjunto entre as forças de segurança.
“A Polícia Militar tem atuado de forma integrada com a Polícia Civil. O objetivo é combater não só os grandes distribuidores, mas também os pequenos pontos de venda que afetam diretamente a tranquilidade das comunidades”, afirmou.