Geral
Defesa alerta para chuva forte no piauí e em mais 20 estados
Por: Giselle Silva em 03/02/2009 - 11:23
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Rondônia, Amazonas, Acre, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal.
Na tarde e noite desta segunda-feira, áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no oeste da Bahia. A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de raios. Na terça-feira, o alerta é válido para o oeste e norte do Estado.
Áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no centro-norte do Paraná na noite desta segunda-feira. Há risco de temporais isolados com chuva forte, raios e ventos entre 50 e 60 km/h. Amanhã e quarta-feira, a chuva deve atingir todo o Estado.
Nesta segunda e terça-feira, a presença de áreas de instabilidade mantém as pancadas de chuva no centro-sul e oeste do Espírito Santo, no Rio de Janeiro, no Pará, no Acre, no Amazonas, em Rondônia, na Paraíba, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no Ceará, no Maranhão e no Piauí. A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de raios, em alguns momentos.
A presença de áreas de instabilidade, entre hoje e quarta-feira, forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em São Paulo, em boa parte de Minas Gerais, em Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de raios, especialmente, no Triângulo Mineiro, oeste e centro-sul de Minas Gerais.
Até quarta-feira, áreas de instabilidade tropicais mantém as condições de pancadas de chuva no Tocantins e em Mato Grosso. Podem ocorrer temporais isolados, com chuva forte e raios.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de alagamentos e com risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Ruas sujeitas a alagamentos localizados e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes também devem ser evitados.
Portal Terra