
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
IFPI
O aluno Edimael Damascena Figueiredo, residente de Colônia do Piauí, foi o primeiro aluno cego a se formar no Campus Oeiras. Ele é um dos 18 concludentes da primeira turma do curso técnico em Informática do campus.
A certificação de grau foi realizada no dia 14 de fevereiro do corrente ano, juntamente com alunos dos cursos de de Técnico em Agricultura Integrado ao Médio (21 alunos formados), Técnico em Administração Integrado ao Médio (40 alunos formados), Técnico Subsequente em Administração (44 alunos formados). Durante a cerimônia o Diretor Geral do campus, professor Sebastião Nascimento, entregou a láurea acadêmica para os alunos com maior coeficiente de rendimento escolar.
"Foram dois anos de trabalho com o Edimael, também conhecido carinhosamente como Bel. Nesses dois anos, os servidores do campus tiveram o prazer de ensinar e aprender com o aluno em questão, em que desafios foram superados na medida que as possibilidades permitiam. Ainda temos muito no que avançar, no entanto vale ressaltar que a qualidade do aluno fez, em primeiro plano, que ele chegasse ao fim do curso com êxito. No decorrer do curso tivemos o apoio da Coordenação Pedagógica, da Direção Geral, Direção de Ensino e do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no que se refere à melhoria do ambiente escolar ao aluno", relatou o coordenador do curso de Informática, professor Robson Freitas.
Segundo o diretor-geral, Sebastião Nascimento, no processo de Inclusão Social, o Campus Oeiras tem recebido uma crescente procura de alunos com diferentes necessidades específicas e tem mantido um esforço para acolher e desenvolver esses alunos. "Apesar das dificuldades, o campus busca solucionar questões estruturais para ofertar um ensino de qualidade aos ingressantes, apesar de não ser uma tarefa fácil devido ao orçamento destinado atualmente à Educação", disse.