
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a visita que estava programada para o Piauí na próxima quinta feira, dia 14. A informação foi repassada por telefonema ao governador Wellington Dias ontem. O presidente informou que a tragédia em Angra dos Reis e outras calamidades provocadas pela chuva em vários estados forçaram a mudança na agenda.
A agenda da visita do presidente ao Piauí, anunciada em novembro do ano passado sofreu várias mudanças antes de ser totalmente cancelada. O Presidente Lula já havia cancelado a visita a cidade de Guaribas, modelo do o programa Fome Zero, que completa sete anos de existência. A ida de Lula o município foi cancelada por problemas de infraestrutura, pois a estrada que liga Guaribas a Caracol não foi concluída. O presidente Lula já havia cancelado antes uma visita ao município de Guaribas. A obra da estrada PI 470 foi orçada em R$ 35 milhões, mas nunca foi iniciada. Atualmente só viajam por este trecho carros com tração 4X4.
Antes de cancelar definitivamente a vinda ao Piauí o presidente Lula foi aconselhado a não ir até Guaribas por conta da falta de mudança estrutural e econômica de Guaribas, Lula foi aconselhado a não fazer a visita. Ele teria cancelado a visita inclusive a São Raimundo Nonato. O Karnak chegou a cogitar uma visita do presidente a Guaribas de helicóptero, mas foi descartada.
A agenda do presidente foi alterada para fazer inaugurações do Programa de Aceleração do Crescimento e da Universidade Aberta, com ensino à distância. Lula vai manter distância de Guaribas. O Governo do Estado tem insistido para que Lula vá a Guaribas. E programam uma visita em junho.
Depois que o pessoal do governo veio aqui para lançar o programa, muitas pessoas achavam que a vida ia mudar, que Guaribas virou uma cidade-modelo, mas isso não aconteceu. Nosso poder aquisitivo até melhorou um pouco. Houve esforço do governo, mas muita coisa não funcionou, comentou Henrique Gomes, assessor técnico da prefeitura de Guaribas.
Na programação do cerimonial do Palácio do Planalto, o presidente vai inaugurar duas barragens financiadas pelo PAC e fará uma visita as obras da ferrovia transnordestina, na região de Paulistana.
Depois da iniciação da assistência social nos municípios de Guaribas e Acauã, o programa Bolsa Família se espalhou e atende o maior número de municípios nas unidades da federação. As famílias sobrevivem dos valores repassados pelo programa social.