
Oeiras: Grupo Sama, exportador de mel orgânico perde venda de 585 toneladas após tarifaço de Trump contra o Brasil
13/07/2025 - 13:24Empresa de Oeiras teve 585 toneladas canceladas após anúncio de taxação
Acusado pelo Ministério Público Federal de peculato e irregularidades contra a lei de licitações, em dois processos distintos, o deputado estadual Roncalli Paulo (PSDB) será interrogado no próximo dia 10 (quarta-feira) na 3ª Vara Federal, em Teresina. Além do parlamentar, José de Oliveira Júnior também deverá ser ouvido.
De acordo com o MPF, Roncalli Paulo e Oliveira Júnior em 2001 eram secretário e diretor da Secretaria de Obras, respectivamente. Eles teriam desviado recursos públicos da ordem de R$ 132 mil, valor repassado pelo Ministério do Turismo para reforma do centro histórico de Oeiras.
As investigações da Polícia Federal apontaram um esquema conhecido como pag-se-me, onde parte do pagamento à empresa executora das obras era feito em cheques destinados à própria Secretaria de Obras, endossados pelos acusados e o dinheiro retirado na boca do caixa.
Se condenados, o deputado Roncalli Paulo e Oliveira Júnior podem pegar até 12 anos de prisão, além do pagamento de multa. O processo original tramita na 1ª Vara do Tribunal Regional Federal em Brasília. Apenas a oitiva acontece em Teresina.