Rondônia aumenta vigilância contra a Febre de Oropouche: Medidas e Ações Intensificadas
03/09/2024 - 08:01Orientações sobre Arboviroses em Rondônia
 Foi encerrada neste sábado, 30, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Iniciada em 18 de novembro, esta etapa teve como público-alvo pessoas adultas com idade entre 20 e 29 anos.
Durante todo o sábado, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, realizou o Dia D de vacinação contra o sarampo, em toda a zona urbana de Oeiras – Unidades Básicas de Saúde (UBS): Rodagem de Picos, Pedro Barbosa (Centro), Hailton Alves (Rosário), Canela, Jureminha, Oeiras Nova, Rodagem de Floriano e Gerardo Magela (Várzea).
A campanha teve o objetivo de proteger a população do sarampo e evitar a doença. Altas coberturas vacinais diminuem as chances de propagação do vÃrus, beneficiando os indivÃduos e todos com quem tiverem contato. A primeira etapa da vacinação foi realizada em outubro e teve como foco as crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Sarampo
O sarampo é contagioso e o vÃrus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas da doença são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.
Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar a doença evitem deslocamentos desnecessários, pois o sarampo é altamente contagioso.
A patologia pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para morte. Embora os adultos sejam mais resistentes que as crianças, as complicações são as mesmas. A vacina é a única maneira de evitar o contágio.