
Oeiras registra 13 casos de COVID-19 na última semana; paciente internado já recebeu alta
26/08/2025 - 15:49Boletim epidemiológico detalha resultados de testagem no Laboratório Municipal, Hospital Regional e UPA
 21 de março é o Dia Internacional da SÃndrome de Down. Em Oeiras, a data foi lembrada nesta quarta-feira, no Centro Especializado em Reabilitação FÃsica e Intelectual - Alina Nunes (CER II), onde foi desenvolvido o projeto ‘Valorização dos Usuários com SÃndrome de Down’. Na ação, foram realizadas oficinas de tinta guache, dança e massinha de modelar, que tiveram o propósito de estimular a autoestima, a concentração, a coordenação e a criatividade dos usuários.
O Centro de Reabilitação funciona integrado à APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e oferece diversos tipos de terapias para os usuários com SÃndrome de Down.
O Dia Internacional da SÃndrome de Down está incluÃdo no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado pelos 193 paÃses membros, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, fortalecer o compromisso das organizações governamentais e não-governamentais com a educação inclusiva, ampliar a visibilidade aos direitos dessas pessoas, promover inclusão social, combater o preconceito e dar mais informações a respeito da sÃndrome.
A SÃndrome de Down é uma alteração genética na divisão celular do óvulo, resultando em um par a mais no cromossomo 21, chamado trissomia. No Brasil, estima-se que 300 mil pessoas tenham a SÃndrome, que não é doença, mas uma condição da pessoa dentro da diversidade humana.