
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Em conversa com o governador Wellington Dias (PT) há cerca de 20 dias em uma reunião reservada em Brasília e sem constar na agenda oficial, a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, convidou o governador petista para coordenar a sua campanha para a presidência da República em 2010.
Segundo o relato de um petista influente que esteve na Piauí Agroshow, a resposta de Wellington Dias para a ministra sobre o convite foi a que “eu sou um soldado do partido”. No entanto o PT nacional que desejava Dias concorrendo a uma vaga para o Senado começa a mudar seu pensamento.
O Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República e segunda pessoa de Dilma na Casa Civil, Alexandre Padilha disse que o PT nacional quer Wellington Dias coordenando a campanha de Dilma no Nordeste por dois motivos. O primeiro deles consiste no bom relacionamento do governador com outros colegas do Nordeste e pelo fato de Dias já ter sido reeleito. Os outros governadores do PT no Nordeste, Jaques Wagner (Bahia) e Marcelo Deda (Sergipe) estarão envolvidos em suas reeleições e com isso não terão tempo para se dedicar a campanha presidencial.
Neste caso, o governador permaneceria no cargo até o final do mandato com a promessa de ser efetivado como ministro ou presidente da Caixa Econômica Federal em um eventual governo de Dilma Roussef. Dias é servidor de carreira da Caixa e indicou cargos importantes na direção nacional do banco em Brasília.
Alexandre Padilha esteve recentemente no Piauí representando Dilma Roussef no encontro de governadores do PT. No dia seguinte seguiu com o governador Wellington Dias para o festival de Inverno de Pedro II. Há cerca de 10 dias os dois se encontraram novamente em Brasília e Padilha reforçou o convite com a condição de Dias permanecer no governo.
Segundo um petista piauiense muito influente na cúpula do partido ao questionar Padilha sobre a veracidade da conversa e do convite, o mesmo teria dito que o governador “ ficou muito balançado com o convite.” Ficando no governo até o final do mandato Wellington Dias também fortaleceria a candidatura petista do Secretário Antônio Neto para o governo do Estado.
Fonte: Portal Suldopiaui.com.br