Justiça converte prisão de um dos suspeitos e libera outro após audiência de custódia em Oeiras
30/10/2025 - 18:15Decisão foi tomada nesta quinta-feira (30) pela Central Regional de Audiência de Custódia IV, em Floriano
O padre da paróquia de Uruçuí, José Silva Borges (padre Zezinho), foi afastado por tempo indeterminado de todas as suas funções na Igreja Católica. A decisão partiu da Diocese de Oeiras, que não concordou com o envolvimento político do padre Zezinho – como é popularmente conhecido.
Filiado ao PT, Zezinho é candidato a vice-prefeito de Uruçuí na chapa encabeçada pelo médico Valdir Soares (PT),
atual prefeito e candidato a reeleição.
Em decreto assinado no mês passado, mas tornado público somente nesta semana, o bispo de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva, e o padre Possidônio Ferreira Barbosa Júnior, chanceler da cúria, oficializam a decisão.
Segundo o documento, o envolvimento político partidário do religioso “é impróprio ao estado clerical”. Embasados no Código do Direito Canônico, o bispo e o chanceler decretam: “(…) o Sacerdote fica (…) suspenso de presidir a celebração dos sacramentos, bem como de assumir os ofícios, encargos e qualquer poder delegado, próprios do Ministério Sacerdotal, exceto a obrigação do celibato (…).”
No decreto, os coordenadores da Diocese de Oeiras registram ainda a “esperança” de que o padre repense sua decisão e volte às atividades sacerdotais.
Com informações Portal O Dia