
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Eleito prefeito de Oeiras no último domingo (14), Antônio Portela Sobrinho (PPS) deve tomar posse do cargo neste domingo (21). A diplomação de Portela, que já ocupava interinamente o cargo de prefeito da cidade, está agendada para as 9 h no cartório eleitoral de Oeiras.
Às 19 h será celebrada uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Vitória e em seguida, o chefe do executivo municipal toma posse do cargo na Câmara Municipal para um mandato de dois anos e um mês.
Ao final da apuração, Antônio Portela somou 10.668 votos (52,25%) e venceu sua adversária nas urnas, Aleksandra Tapety, que obteve 9.748 votos (47,75%) nas eleições extemporâneas municipais.
Portela foi escolhido para disputar o cargo três dias antes do pleito
Em agosto deste ano, o então presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Portela foi nomeado prefeito interino de Oeiras, após a cassação de Benedito de Carvalho Sá, o B. Sá (PSB), eleito em outubro de 2008.
Vereador por quatro mandatos, Portela foi escolhido para disputar as eleições suplementares de Oeiras faltando apenas três dias para o pleito. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerou o então candidato Lukano Sá, filho de B. Sá, inelegÃvel. Com a reviravolta no cenário polÃtico, Portela foi indicado para substituir Lukano.
Em decorrência do cumprindo dos prazos legais estabelecidos pela legislação, os técnicos do Tribunal Regional Eleitoral já haviam inseminado as urnas com as informações de Lukano Sá, quando Portela foi escolhido para a disputa. Com a mudança de candidato, o eleitor votou no 40 (número do PSB), viu a foto de Lukano Sá, mas elegeu Antônio Portela, do PPS.
Matérias relacionadas:
Portela é o novo prefeito de Oeiras
Atual prefeito de Oeiras, Portela Sobrinho é escolhido para substituir Lukano Sá
Após cassação de B.Sá, vereador Portela assume prefeitura de Oeiras