Geral
Direção da UPA de Oeiras informa condições para realização de testes rápidos para Covid 19
Nas últimas semanas, Oeiras tem vivido um verdadeiro pico de casos e com ele a escassez de testes rápidos e a possibilidade de colapso na saúde.
Por: Da Redação em 05/02/2022 - 19:38
Em nota informativa divulgada pelo diretor geral da Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras-UPA e do Hospital Regional Deolindo Couto, Alípio Sady, explica em que circunstâncias poderão ser realizados testes do tipo TR-Ag para diagnosticar a Covid-19 na UPA.
A nota diz que em virtude da escassez de teste a nível mundial, o Ministério da Saúde recomenda que os TESTES RÁPIDOS DO TIPO ANTÍGENO (TR-Ag), sejam utilizados com critérios e de forma racionada pelas unidades de saúde, priorizando os pacientes sintomáticos e focando no diagnóstico assistencial da COVID-19.
Portanto, tanto a UPA quanto o HRDC só irão fazer testes rápidos mediante as seguintes circunstâncias:
Em casos que exigem hospitalização/observação, devido a sintomas respiratórios; casos que exigem hospitalização por outros motivos, para a detecção de Covid-19 de acordo com as diretrizes; pacientes com sintomas respiratórios que estejam no grupo de risco para agravamento da doença; profissionais de saúde do hospital com sintomas respiratórios e em casos de pacientes admitidos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e TR-Ag com resultado negativo, a coleta de RT-PCR será obrigatória, mesmo em casos que evoluam a óbito.
Alípio Sady ainda reitera que as demais situações para testagem são de responsabilidade do município através da Secretaria Municipal de Saúde.
O TR-Ag é o famoso teste rápido onde é colhida a amostra através do nariz e o resultado sai imediatamente.
Nas últimas semanas, Oeiras tem vivido um verdadeiro pico de casos e com ele a escassez de testes rápidos e a possibilidade de colapso na saúde.
Fonte: Portal Integração