Cultura
Divino do Povo leva três Cactos de Ouro no Festival de Cinema dos Sertões
Documentário retrata a festa do Divino em Oeiras.
Por: Da Redação em 22/08/2022 - 11:25
O curta-metragem documentário Divino do Povo recebeu as indicações para: melhor filme, melhor roteiro, melhor direção, melhor montagem e melhor fotografia.
O filme disputou o troféu Cacto de Ouro com outras produções nacionais e sagrou-se vencedora na noite de ontem, 21, com os prêmios do Júri Técnico de Melhor Direção e Melhor Filme e do Júri Popular de Melhor Filme
A equipe do filme aponta a importância do espaço conquistado pelo laboratório, bem como se sente honrada em poder ter sido selecionada e premiada, em um evento que contou com a participação de produções de todo o Brasil.
O filme realizado pela equipe do LAHIS, consagra o laboratório em seus quase 10 anos de produção na cidade de Oeiras. A equipe composta pelos professores Dra. Marluce Morais, Me. Fábio Lopes e Me. Thomson Albuquerque reforça que a produção permitiu que um trabalho de pesquisa fosse para além muros da instituição de ensino e alcançasse os devotos, a família que narra a história, a cidade, e ter ganho projeção nacional através do festival de cinema.
O 17º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é realizado na cidade de Floriano (PI) e conta com a realização do Grupo Escalet produções cinematográficas cuja produção insere o festival no rol dos festivais nacionais.
Esse ano 2022 do total de mais de 200 filmes inscritos, foram selecionados para concorrer ao troféu: cinco longas-metragens de ficção e documentário; dentre os 5 curtas-metragens de documentários selecionados está a primeira produção autoral do LAHIS - Laboratório de História e Arte do IFPI Oeiras.