
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
A Corregedoria-Geral da Advocacia da União (CGAU) instaurou investigação para apurar a conduta do procurador da Fazenda Nacional Manoel Felipe Rego Brandão, apontado pela Polícia Federal como um dos lobistas da quadrilha que fraudava fundos de previdência de municípios. De acordo com a PF, o grupo atuava no DF e em oito estados. O procedimento de investigação interna da CGAU pode resultar na demissão de Felipe Brandão, que é natural de Oeiras, mas mora há mais de 18 anos em Brasília.
Relatório da PF indica Brandão como intermediador de contratos entre os integrantes da organização criminosa e políticos. O inquérito será enviado para o Ministério Público Federal e ele pode ser indiciado pelos crimes de associação criminosa e tráfico de influência.
Ele está de licença para “assuntos particulares” desde agosto de 2006. A última prorrogação da licença, por mais três anos, foi autorizada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, há um ano.
A CGAU informou que “instaurou procedimento preliminar visando promover averiguação dos fatos”, sem detalhar os prazos para conclusão e encaminhou ofício à PF solicitando cópias de provas que envolvam Brandão.
Em uma das ligações interceptadas pelos investigadores, em 22 de junho, a modelo Luciane Hoepers conversa com Brandão sobre a entrega de documentos para terceiros.
Brandão tira dúvidas com ela: “Você colocou aqui no documento que é aumento de alíquota e prestação de CRP. O que que é essa alíquota e o que que é esse CRP?” (leia diálogo).
Aos 33 anos, Luciane é considerada pela PF uma “pastinha”, código que descreve aliciadores de prefeitos para o esquema. Loira, 1,75m com corpo escultural, olhos verdes, Luciane, que mora em Brasília, teve a prisão decretada na semana passada.
A PF destaca, ainda, que o procurador da Fazenda tem vínculo com a lobista Alline Teixeira Olivier, advogada e empresária ligada diretamente ao doleiro Fayed Traboulsi. As informações são do jornal Correio Braziliense, na edição do dia 24/09.