
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Por Letícia Oliveira
O cantor, compositor e violinista Jorge Vercillo com mais de 20 anos de carreira e 4 milhões de discos vendidos foi atração Nacional do FestCult 2016 e conversou com o Mural da Vila.
Nitidamente animado Vercillo observa de forma atentamente as pessoas na sala como um poeta observaria uma paisagem fonte de inspiração. Jorge tem uma ligação muito especial com nordeste e deixa claro todo seu amor.
Confira!
É a sua primeira vez no interior do Piauí mais precisamente na primeira capital do estado. O coração bate mais forte?
Oeiras foi a primeira capital do Piauí? Não sabia. Estou muito feliz, o nordeste é minha casa e visitar lugares que nunca fui antes, receber o carinho desse povo, dessa terra linda é demais.
Você tem uma forte ligação com a natureza, Oeiras é uma cidade histórica com muita fauna e flora já visitou os pontos turísticos? Morro do Leme, da Cruz ...
Sim sim, eu amo a natureza e tudo que nela habita. Mas só consegui dar um volta pela praça sentir o ambiente, conversar com as pessoas até agora, mas pretendo conhecer mais a cidade.
Geralmente quando você faz shows pelo nordeste os estados mais escolhidos são Bahia e Ceará. Será que os fãs piauienses podem se sentir dentro desse nicho a partir de hoje?
Deixa eu te falar uma coisa, eu sou universalista, então o planeta terra pode se sentir parte desse nicho. Eu amo o Piauí como qualquer outro estado e o que eu mais quero é ter coração para amar indiscriminadamente, eu amo o nordeste. Na minha fase inicial de carreira eu rodava muito sozinho por Fortaleza, Juazeiro, Recife vinha muito para Teresina a trabalho, junto com a Patricia Melodi.
Então podemos esperar mais Jorge Vercillo no Piauí?
Prometo voltar, mas essa promessa não é só minha. É importante as pessoas saberem que é necessário um convite. Seja da prefeitura, contratantes ou patrocinadores, não tem como de longe o artista querer fazer um show ali. Depende muito da prefeitura hoje em dia. Então eu falo não só em meu nome, como em nome de todos os músicos que fazem música de qualidade no Brasil: gostaria de agradecer a Prefeitura e a Secretaria de cultura de Oeiras e parabenizá-los por trazer música de qualidade para o povo.
Confira tudo o que rolou no Festival de Cultura de Oeiras
VEJA TUDO O QUE ROLOU NO XI FESTCULT
Em um noite atípica na capital dá fé com termômetros marcando 24 graus, o público ainda tímido comparecia a praça de eventos da cidade, o termômetro parecia combinar com o clima morno que iniciou o festival. Contudo em poucas horas a praça antes vazia foi tomada pelo grande público a espera da atração de abertura, a Orquestra Renascença II que não decepcionou, dando um show de afinação, destreza e talento a todos presentes.
O sr. Francisco Queiroz instrumentista há 30 anos, filho de Possidônio de Queiroz (1904-1996) um dos maiores compositores da história da música nativa se diz emocionado em fazer parte da formação da orquestra: "tocar na cidade que me viu nascer e me ensinou o oficio não tem preço, é emocionante",completa.
Dona Antonieta maranhão, outra integrante ilustre que já tocou para personalidades como o ex- Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Jô Soares, apesar dessa retrospectiva invejável, diz que não há honraria maior que tocar para a população Oeirense. Com muita melodia e pluralidade de ritmos a Orquestra Renascença II abre de forma memorável as festividades musicais de sexta-feira.
Logo em seguida a intérprete Hilda Vida com toda sua energia se apresenta com seu repertorio repleto de clássicos da nossa música nordestina. E para suceder Vida a grande Bete Moreno sobe ao palco como a terceira atração da noite mostrando toda sua musicalidade colocando o povo pra dançar.
Fechando a noite de sexta com chave de ouro a belíssima Kariny Santos do grupo “Kariny e a banda” fizeram o centro histórico tremer como nunca antes visto. "Me sinto lisonjeada em ter sido escolhida, já que a nossa terra é recheada de músicos maravilhosos, meu nome ter sido cotado para fechar a noite do festival de Oeiras", disse Kariny.
Dia 19
Com uma energia visceral e boas doses de rock nacional Vivaldo Simão e Dr. Mundo transformaram Oeiras no planalto central com o Tributo a Banda Brasiliense Legião Urbana e seu vocalista Renato Russo. O Show foi fantástico, provando por A mais B a diversidade musical da primeira capital do Piauí.
Já com a praça lotada, a atração mais esperada da noite: o cantor e violinista Jorge Vercillo sobe ao palco para transformar a capital da fé também em capital da cultura, com a mais pura MPB e misturas de ritmos como: Salsa, Ijexa, música flamenca, e o nosso baião nordestino. Diversidade esta que é presente na carreira de Jorge há 20 anos. O público, cantou, dançou se emocionou e pediu bis e foi atendido arrancando suspiros encantados de Vercillo e a promessa de em breve voltar.
Mas para quem achava que o FestCult acabaria por ali se enganou, pois a cantora Dandinha surge triunfante como atração de enceramento colocando a Praça de Eventos para dançar.