
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) aplicou uma multa de R$ 150 mil para a Eletrobrás Distribuição Piauí e ao Serasa Experian por os mesmos estarem descumprindo a legislação estadual que proíbe a inclusão de consumidores inadimplentes no cadastro de restrição ao crédito.
A lei estadual número 6.183, foi aprovada em março do ano passado e é de autoria do deputado estadual Luciano Nunes (PSDB). A legislação proíbe a inscrição de consumidores em débito com a concessionária de energia elétrica. No entanto, denúncias formuladas pelos consumidores dava conta do descumprimento da lei.
Diversos consumidores estavam recebendo correspondências da Serasa Experian com a advertência de que seriam registrados em seu banco de dados, caso o pagamento das dívidas com a Eletrobrás não fosse realizado no prazo de dez dias. Além da aplicação da multa, o coordenador do Procon, Cleanto Moura, adiantou que ingressou com uma ação civil pública contra as duas empresas pelo descumprimento da lei.
O assistente da presidência da Eletrobrás, José Salan, explicou que ainda não tomou conhecimento da ação interposta pelo Ministério Público e que irá aguardar o posicionamento do setor jurídico da empresa para se manifestar. “Mas acho estranho essa ação porque há um mês representantes da Eletrobrás se reuniram com o PROCON para tratar do assunto e a Eletrobrás vem cumprindo o acordo”, pontuou.