
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Em total estado de abandono, o Centro Desportivo de Oeiras sofreu nesta quarta-feira, 12, um incêndio de grandes proporções que deixou assustados moradores do Conjunto Nogueira Tapety e Oeiras Nova.
O Centro Desportivo de Oeiras é reflexo do descaso do Governo do Estado, que por inúmeras vezes anunciou a reforma do local, sendo que que esta nunca aconteceu. Como consequência, muita sujeira e lixo acumulado e como é caracterÃstico desse perÃodo, muita vegetação seca, que originou um incêndio de grandes proporções.
O fogo teve inÃcio por volta das 11h, em uma área nos fundos do CDO e que logo se espalhou por toda a área, formando uma imensa nuvem de fumaça, que cobriu grande parte da cidade, como bairros próximos e por todo o centro da cidade provocando incômodo na população, sendo que nas ruas mais próximas a fumaça foi tão densa que dificultou a visibilidade de quem trafegava pelas vias.
Em Oeiras, os focos de queimadas estão cada vez mais constantes, provocando incomodo e desconforto aos moradores de todos os bairros. Diariamente são registrados focos de incêndio na cidade, fazendo com que os moradores além e terem o forte calor, sejam obrigados a suportar a intensa fumaça gerada pelas queimadas.
Ação humana é o principal fator causador de queimadas
Não só o aumento da temperatura e a baixa umidade do ar contribuem para a quantidade de focos de queimadas registrada no PiauÃ. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ação humana ainda é o principal fator causador de fogo em vegetação e terrenos baldios, sobretudo no interior do Estado, onde é comum agricultores usarem da queima do solo na preparação da terra para o plantio.
É o que afirma a major Nájra Nunes, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do PiauÃ. "Durante todo o ano, nós tentamos fazer um trabalho de conscientização com a população, fechando parceria com o Poder Público, com o Ministério Público e com o Ibama, mas apesar disso, as pessoas parece que não se dão conta da gravidade de atear fogo para limpar o lixo ou limpar um terreno e os números de focos só continuam crescendo", afirma.