
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Deixando claro que o Festival de Cultura é uma realização do Governo do Estado e este é que decide a data de realização, o prefeito Portela Sobrinho, concedeu nesta segunda-feira uma entrevista que falou sobre a realização do VII Festival de Cultura de Oeiras. A reunião contou com a participação da secretária de cultura Carla Martins e a assessora cultural Tiana Tapety, diretora do Cine Teatro Oeiras.
De acordo com o prefeito, a mudança da data partiu do governador Wilson Martins, que pretende a partir da próxima edição, vincular o evento às comemorações do 24 de Janeiro que marca a Adesão do Piauí à Independência do Brasil. Portela afirmou que tentou dissuadir o governador da ideia e manter esta edição ainda em 2011, mas o governador manteve-se irredutível, afirmando que durante o evento instalará o Governo em Oeiras.
A nova data será de 24 a 28 de Janeiro, e a programação será redefinida, sendo que serão mantidos os shows de Osvaldo Montenegro, Fafá de Belém e Clã Brasil. ainda durante O Festival, será reaberto ao público o Museu de Arte Sacra que estão com as obras paralisadas.
Ainda de acordo com Portela, todos os pagamentos do Festival serão feitos pela FUNDAC, e inclusive o patrocínio de R$ 159 mil conseguidos pelo deputado federal Assis Carvalho irão para as contas da FUNDAC.
OFICINAS
Como já estavam previstas, as oficinas que fazem parte da programação do Festival estão acontecendo, mesmo com a mudança da data do evento. No Espaço Artesanal Salomé Tapety, estão acontecendo as oficinas de pintura em tela, tecidos e madeira. Já a oficina de Iluminação Cênica acontecerá de 09 a 13 de Janeiro, no Cine Teatro Oeiras e as inscrições poderão ser feitas na sede da Secretaria de Cultura.