
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
“Por um Senado Companheiro”. Este é o título de matéria da Revista Época, edição do último dia 23 de agosto, em que o candidato a senador Ciro Nogueira aparece como indicado do presidente Lula, através do Ministro Alexandre Padilha, para integrar a base do Governo na próxima legislatura do Senado Federal.
A reportagem enfatiza o desejo do presidente Lula em derrotar senadores adversários e cita o democrata Heráclito Fortes como um dos opositores mais atuantes. A intenção, diz o texto, é eleger uma bancada comprometida com o projeto do seu governo e que será continuado com a eleição da candidata à presidência Dilma Rousseff (PP).
“O Ministro da Coordenação Política, Alexandre Padilha, trabalhou no assunto nos últimos meses. No Piauí, Padilha ajudou o PT a convencer o ex-governador Wellington Dias a entrar na disputa pelo Senado. Ao deixar o Governo, após dois mandatos, Dias pretendia encarar uma disputa mais fácil, por uma vaga de deputado federal. Mudou de planos para atender ao desejo de Lula de derrotar Heráclito Fortes (DEM), um dos oposicionistas mais atuantes. O Governo também colocou o deputado Ciro Nogueira (PP) no caminho de Fortes”, diz o texto.
O plano presidencial, segundo Época, é eleger 18 senadores no Nordeste, onde o presidente Lula tem seus maiores índices de popularidade. O ministro Alexandre Padilha declarou apoio explícito ao candidato ao senado no Piauí, Ciro Nogueira, tendo, inclusive, gravado um vídeo falando que “Ciro é parceiro de Lula e de Dilma”.
A manifestação pró-Ciro provocou a ira de petistas que já representaram contra Padilha, junto ao Diretório Nacional do PT. “Será que vão representar também contra o Lula? Acho que já está na hora de parar com essa história de quem é ou não o candidato oficial. Eu quero ser, tenho dito e repito: senador de todos os piauienses”, disse Ciro Nogueira
A reportagem destacou ainda, que segundo pesquisas, Lula tem grandes chances de atingir seu objetivo e garantir uma estabilidade maior no Senado, terreno minado durante todo seu mandato. A matéria mostra também as últimas pesquisas Ibope que apontam o candidato Ciro Nogueira em empate com o senador democrata, Heráclito Fortes, ambos com 14% das intenções de votos.