
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
A Unidade Escolar Farmacêutico João Carvalho, no último dia 05/07, realizou o projeto Literatura em Cena abordando a obra literária de Vinicius de Moraes que neste ano comemora – se o centenário do seu nascimento. Dentre os vastos livros e canções que ele escreveu, foram trabalhados vários poemas, músicas e a peça teatral Orfeu da Conceição.
Vinicius de Moraes é um autor genial. Toda sua obra é uma celebração da vida, do amor, da arte. Criador de um lirismo em prosa e verso, falado e cantado, poeta do encontro, cantor da vida; leva – nos a refletir sobre a ventura de viver. Faz tudo isso através de composições musicais e poemas prazerosos de ler e ouvir.
Os estudantes ao longo de vários dias de estudo dedicaram - se ao conhecimento e a leitura de livros desse renomado autor do modernismo brasileiro. No espaço do Buffet fest (decorando festas), eles esbanjaram toda graça com belíssimas encenações, recitais e danças. Foi um show lítero – musical bonito e cheio de harmonia.
“A arte literária tem o poder, tem a magia de nos fazer entender e transformar o mundo em qualquer tempo e espaço”. Reafirmou a professora de Língua Portuguesa e coordenadora da escola, Ana Cláudia Ramos.
Segundo o diretor, Jailson Rodrigues, “para fazermos educação, atualmente, é preciso desenvolver o ensino aprendizagem numa modalidade envolvente, prazerosa, descentralizada do apenas espaço da sala de aula. É preciso uma ação pedagógica de DINAMISMO para envolver o aluno na prática do aprender ser e fazer”.
A professora Rosana Romão enfatizou que “TRANSFORMAÇÃO é a palavra chave desse trabalho. Sabemos que o jovem, principalmente o de hoje, vive intensamente o presente, o imediatismo muitas vezes de forma fragmentada. O objetivo desse projeto é incentivar nosso aluno através das leituras e análises das obras literárias, para momentos de reflexão sobre os ideais de vida , ou seja, fazê – lo perceber que o instante vivido torna – se rapidamente passado, sendo preciso que se tenha metas e se perceba que elas só serão conquistadas se tivermos desejos e objetivos definidos”.
“A literatura deve ser ensinada porque atua como organizadora da mente e refinadora da sensibilidade. Portanto, tendo a mente organizada, sabendo os desejos que quer alcançar na vida, o jovem saberá, em especial, ver e compreender seu tempo entendendo o papel que tem nas transformações sociais”; reafirmou a professora e coordenadora da escola Maria Helena.
Os alunos do Ensino Médio da Unidade Escolar Farmacêutico João Carvalho extravasaram todo vigor, toda juventude, toda vontade de viver, através de várias performances como: danças, cantos, expressões teatrais, linguagens poéticas; pedindo um mundo melhor, uma educação melhor e uma sociedade menos leviana.