A competição é dirigida aos alunos de escolas públicas e privadas do Brasil inteiro, do 4° ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, que durante a competição ficam divididos em níveis.
A Olimpíada Mandacaru de Matemática traz questões temáticas, contextualizadas com elementos típicos da região Nordeste. Nela, os alunos aplicam seus conhecimentos, junto com raciocínio lógico, para resolver os problemas colocados. O objetivo é estimular e promover o estudo da matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, valorizando alunos, professores e a cultura nordestina.
Os alunos das escolas municipais conquistaram medalhas em todos os níveis do Ensino Fundamental. Além disso, Oeiras também foi destaque ao ganhar dois troféus "Aluno Arretado", título pelo excelente desempenho de duas estudantes da Escola Municipal Sítio Nacional.




