Oeiras celebra 202 anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil com programação cívica, religiosa e shows musicais
15/01/2025 - 17:47Programação terá shows musicais com a banda de sucesso nacional, The Fevers.
Irene decide ser puta. Esse é o título do novo livro do escritor, professor e historiador, Júnior Vianna, lançado na última sexta-feira, 14, em sessão de autógrafos, no Espaço Cultural Café Oeiras, para um público de familiares e convidados. A música ficou por conta do cantor David Lima.
Na obra, “Júnior Vianna, o guia do passeio, homenageia a banalidade: extraindo-lhe, habilmente, peculiaridades entre nuances de drama e bom humor. É uma contemplação à simplicidade dos humanos complexos. Júnior, íntimo da História, faz um trabalho de “escultor" ao contar estórias, a ponto de quase podermos tocá-las, quando através delas somos transportadas (os) para um clima que remete a uma conversa de calçada (dessas regadas a cochichos, silêncios e francas gaitadas - de chamar vizinhos curiosos para suas frestas)”, adianta a poetisa Cynthia Osório, no texto das orelhas da publicação.
Júnior Vianna estreou na literatura em 2013, com ‘Mosaico da Vila’, compilação de 30 crônicas de seu blog, em que são apresentadas personagens e histórias marcantes da Velha Cap. Em 2017, ele lançou seu segundo livro ‘Dois dedos de prosa’, com 17 contos e 17 crônicas, que retratam figuras e instantes do cotidiano oeirense.
A apresentação da obra – que tem ilustrações do jornalista e artista plástico Jáder Damasceno – foi feita pela professora e historiadora, Socorro Barros. “Um livro de decisão. Em 2018, Irene surgiu da minha mente como parte de uma proposta que acabou não se concretizando. No entanto, sua história intrigante me levou a explorar outra ideia”, pontua Júnior Vianna.
“Inicialmente, o título do livro seria simplesmente 'Irene', mas algo dentro de mim sugeriu que deveria ser mais provocativo, evidenciando sua decisão sem necessariamente torná-la pornográfica, apenas indicando que ela tomara uma escolha significativa. Afinal, quem nunca enfrentou uma decisão de grande impacto na vida? Este livro é pura ficção; não procure por personagens reais nele. Embora a vida imite a arte e vice-versa, Irene é uma obra para ser lida com atenção e sentimento”, reflete o autor, sobre seu novo livro.
Na terça-feira, 11, o escritor lançou ‘Irene decide ser puta’, em Teresina, durante o Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), evento que integra o circuito cultural das principais feiras e bienais de livros do Brasil.
Graduado em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o escritor é membro do Instituto Histórico de Oeiras (IHO) e o atual secretário municipal de Cultura e Turismo.