
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Foi com a plateia de pé, que a Companhia de Teatro ‘Os Apresentados’ encerrou, na noite deste sábado (15), seu primeiro espetáculo, “O Pequeno Príncipe do Sertão”. Oito atores se revezaram em cena para dar vida à história do príncipe-vaqueiro e retirante e de sua saga em busca de um tal tesouro.No caminho,o menino príncipe,vestido de gibão,encontra-se com figuras diversas,de valores antagônicos.
O palco improvisado no pátio da UESPI foi suficiente para que o grupo de atores empreendesse um grande espetáculo. “O Pequeno Príncipe do Sertão” proporcionou aos espectadores presentes, momentos de emoção à flor da pele.
Responsável pela adaptação do texto de Saint-Expéry para o teatro, Edilberto Vila Nova, explica que foi difícil regionalizar uma história tantas vezes contada. O jovem poeta, que apostou na regionalidade para aproximar o clássico da literatura mundial dos públicos sertanejos, conta que ficou emocionado ao ver o que escreveu sendo interpretado por atores amigos seus. “A peça fala de amizade e foi feita por amigos”, diz. Edilberto fala ainda que assistiu ao espetáculo em prantos. “Não consegui conter a emoção de ver tantos amigos dando vida ao meu texto”, desabafa.
Para dar vida ao personagem-título do espetáculo, Adaljerry Ferreira, buscou motivação na amizade e no senso de desafio, comuns tanto ao ator quanto ao personagem vivido por ele na peça. “Acho que a essência deste espetáculo é a verdade com que desempenhamos nossos papéis. Para nós, transmitir esta emoção a nossos espectadores é fundamental”, destaca.
Ludymila Sousa, a ‘flor’ da peça, diz ter se enchido de emoção ao receber o convite para participar do espetáculo. “O texto fala de valores, o maior deles, a amizade. Isso foi fundamental para o sucesso de nossa apresentação”, expõe a jovem atriz, que também deu vida à cativante ‘Maria’ no espetáculo.
A diretora do campus da UESPI de Oeiras, professora Inês Martins, que cedeu o espaço para a apresentação de ‘Os Apresentados’, se disse tomada de emoção e alegria por poder contribuir com o resgate do teatro na cidade e incentivo a cultura. “Este grupo está começando, e começando bem. Ficamos felizes em poder participar e ajudar estes meninos, que em sua maioria são alunos da UESPI. O grupo está coeso e bem sintonizado. Estamos juntos!” comemora.
O ator e diretor-geral de “O Pequeno Príncipe do Sertão”, Lameck Valentim, disse que apresentar o espetáculo depois de tantas adversidades e percalços foi, além de consagrador, um momento de cartase para o teatro de Oeiras. “Nosso combustível foi a determinação de cada um dos atores, produtores e pessoas envolvidas neste projeto e torná-lo possível é muito bom”, esbravejou o diretor.
“Os atores desempenharam muito bem seus papéis e alcançaram seus objetivos, o de emocionar. A equipe me surpreendeu.Texto,trilha sonora e atuação dos artistas envolvidos,estiveram impecáveis”,elogia a acadêmica de Letras, Daniela Dias, espectadora da peça.
Reportagem:Jadson Osório
Fotos: Márcio Silva