
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Um grupo de estudantes oeirenses embarcou esta semana em uma viagem internacional. Eles participam do intercambio "Aprender é uma viagem", destinado a alunos da rede pública de ensino do Piauí. Nesta sexta-feira, 31, embarcaram os alunos que têm como destino a Espanha. Outro grupo de estudantes de Oeiras embarcou na terça feira, 29, rumo ao Canadá.
Os participantes do intercâmbio são estudantes do 2º ano do Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti Desembargador Pedro Sá. Entre os alunos que participam do “Aprender é uma viagem”, estão: Breno de Jesus Fernandes, Gabriel Péricles Borges Aragão, Kelly Lorena vieira Martins e Douglas Pereira da Silva. Ao todo, 12 estudantes do Cemti foram classificados para estudar inglês e espanhol nas melhores instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha.
No embarque, os estudantes foram presenteados com as malas personalizadas do programa, agasalhos e um tablet, para que possam manter contato com as famílias no Brasil e auxiliar nos estudos.
Agora, o cada um dos 120 estudantes selecionados pelo programa irá passar seis meses fora, estudando na língua estrangeira que escolheram, na modalidade “High School”, e com as despesas básicas todas pagas pelo Governo do Estado, tais como estadia e alimentação. Além disso, para os demais gastos, cada estudante será beneficiado com uma bolsa mensal no valor de R$ 600, convertidos na moeda local.
“Imagine o impacto que esses meninos podem causar às suas escolas ao voltar. Serão espelho, serão exemplo, e inspirarão mais adolescentes a buscarem uma vida melhor através do estudo”, ressalta o governador Wilson Martins, ao comentar sobre a importância da ação para o fortalecimento do ensino no Estado. “Nunca no Piauí um Governo proporcionou esse tipo de experiência aos seus estudantes, que vão estar amparados por uma família nativa, estarão devidamente matriculados em uma escola, além de receber auxílio financeiro para custear alguma despesa extra”, acrescenta.
Por Jadson Osório - Velha Cap