Geral
Expectativa para 2010 é otimista nas prefeituras piauienses
Por: Giselle Silva em 14/01/2010 - 02:13
O aniversário de 31 anos da APPM, Associação Piauienses de reuniu prefeitos de todo o estado na sede da associação, em Teresina. O fundador da APPM, Mamede Lima, afirmou que durante os 31 anos de existência da associação, que teve sua fundação inspirada na Aprece/ Associação dos MunicÃpios e Prefeitos do Estado do Ceará, os objetivos iniciais foram logrados e hoje, a associação tem gestores à sua altura da municipalidade do PiauÃ.
O atual presidente da associação, Francisco de Macedo, prefeito do municÃpio de BocaÃna afirmou que há muito o que comemorar por esse aniversário. Segundo o presidente, a maior conquista da associação foi conseguir a união da classe dos gestores municipais. Fato que os conduz a um maior entendimento e assim consigam trazer de maneira mais tranqüila o desenvolvimento para as prefeituras piauienses.
Macedo lembrou a dificuldade do ano de 2009 para as prefeituras, no tocante ao aspecto financeiro, mas ressaltou que os prefeitos piauienses saÃram do último ano de cabeça erguida, e conseguiram cumprir suas obrigações. O prefeito de BocaÃna, afirmou que para aumentar as receitas próprias, e enxergar soluções para afastar a crise de vez, é necessário que se observe as potencialidades de cada municÃpio e se trabalhe em cima das mesmas, assim objetivando auferir maiores cifras nas receitas próprias.
O prefeito de Paulistana, ex-presidente da APPM, LuÃs Coelho, afirmou que foram dados grandes passos nas prefeituras com o auxÃlio da associação, e ressalvou que grande conquista da APPM foi a descentralização das ações por meio das ações de entidades regionais, que permitem que problemas mais centralizados sejam facilmente resolvidos. Apontou ainda que tais entidades estimulam a feitura de consórcios, que na opinião do prefeito de Paulistana, representam a maior arma de engrandecimento do municipalismo.
QUANDO TODOS TRABALHAM, TODOS GANHAM!. Assim, se manifestou Coelho quanto a eficácia das entidades a que se referiu. Para 2010, o prefeito enxerga melhores perspectivas para os municÃpios piauienses, devido a euforia de compra da população, pois com a circulação de verbas, há melhorias na receita,logo, há crescimento nos repasses do FPM.Assim definiu Luis Coelho.
Para o prefeito de Paulistana, a melhor alternativa para as gestões municipais em 2010 é controlar gastos, priorizar as folhas de pagamentos e melhorar o tratamento com o dinheiro público e gastar apenas o que se tem.
O deputado Júlio César (DEM), que já foi presidente da Associação, conferiu destaque ao histórico da associação e previu que o ano que está por começar, ainda não será bom, mas menos ruim que o, conturbado e cheio de crises econômicas, 2009. O deputado federal comentou que as compensações oferecidas pelo governo são insuficientes para sanar os problemas econômicos municipais, mas enxerga que o crescimento da arrecadação do governo proporcionará o aumento dos repasses constitucionais, e acrescenta o crescimento do número de empregos, e da economia como fatores que garantem 2010 como um ano promissor para as prefeituras piauienses.
Com informações do Portal O Dia