
Em entrevista, Emanuel Vital fala sobre o Dia da Consciência Negra e o legado de ‘’Negras e Negros do Rosário’’
19/11/2024 - 19:48Emanuel Vital é professor, jornalista, ambientalista e negro do Rosário.
 Com o objetivo de possibilitar aos seus leitores um maior conhecimento dos pré-candidatos a vereador de Oeiras nestas eleições de 2020, o Mural da Vila lança o quadro FALA VEREADOR!, uma oportunidade para os pré-candidatos se apresentarem aos eleitores, como também falarem sobre suas propostas.
As perguntas serão as mesmas a todos os pré-candidatos (as), mantendo o princÃpio da isonomia, e foram enviados a candidatos de todos os partidos e serão postadas de acordo com a ordem de envio das respostas à nossa redação.
Conheça hoje o pré-candidato Alex FelÃcio, o Alex da Brionia.
- Inicialmente, pedimos que faça a sua apresentação.
Alessandro FelÃcio do Rêgo (Alex da Brionia), natural de Oeiras, filho de Manoel Moreira Rêgo (Senhor da Brionia) e Maria Deuzuita FelÃcio do Rêgo. Iniciei meus primeiros anos de vida no povoado Brionia, onde ainda se encontram as minhas raÃzes.
Meus pais ainda muito cedo vieram morar na cidade em busca de melhores oportunidades, inclusive meu pai foi diversas vezes à São Paulo em busca de trabalho para dar melhores condições aos filhos.
Quando ainda adolescente percorri o mesmo trajeto que meu pai e fui morar em São Paulo para dar melhores condições de vida para os meus pais já que em Oeiras não tive oportunidade. Apesar disso sempre tive o pensamento em voltar para minha terra, para poder ajudar ao meu povo, que assim como eu sofre com a falta de oportunidade.
Atualmente sou casado, pai de dois filhos, por quem luto constantemente para oferecer o melhor para eles e sei que para isso tenho que pensar no melhor para a minha Oeiras.
- Qual seu propósito, enquanto pré-candidato a concorrer a uma vaga no legislativo oeirense?
Tenho como principal objetivo nessa candidatura a vereador colher as demandas que o municÃpio precisa, e quando eleito propor projetos de lei que atendam a essas demandas, assim como também, fiscalizar para que os recursos sejam aplicados corretamente.
- O que o levou a querer ser vereador pela cidade de Oeiras? Qual a motivação?
Sempre tive interesse e sempre participei da polÃtica em Oeiras, isso se deu através de meu pai (Senhor da Brionia) que também foi ativo nas questões relacionadas a polÃtica, ajudando principalmente o povoado Brionia, gerando renda nos eventos que criava naquela região.
- Qual é a sua visão de polÃtica?
É o meio pelo qual o povo elege seus representantes, para que atendam às suas necessidades e em contrapartida é o meio pelo qual os eleitos trabalham para atender a essas necessidades, ou seja, é uma confiança dada pelo povo aos representantes e em troca devemos exercer com lealdade.
- Na sua visão, qual o papel de um vereador?
Criar leis que atendam as necessidades do municÃpio e fiscalizar os recursos destinados ao municÃpio.
- Se eleito for, como será sua atuação no legislativo local, que bandeiras nortearão seu mandato?
Entres várias bandeiras que eu irei defender, destaco principalmente a bandeira da juventude e agricultura, com a finalidade de oferecer aos jovens, em especial ao jovem rural oportunidades de emprego e renda, para que diferente de mim eles não tenham que abandonar seu lar para buscar oportunidade em outra cidade ou estado; pretendo oferecer ensino adequado aos jovens para que eles se aperfeiçoem e saiam da escola preparados para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo.
- Em sua opinião, quais adjetivos deve ter um pré-candidato ao legislativo?
Honestidade, compromisso, caráter, respeito e lealdade.
- Qual o motivo da escolha do partido ao qual está filiado?
É um partido que abomina a corrupção, que dá oportunidade aos seus filiados, onde posso ter conversas diretas com o presidente do partido, Dep. Júlio Cesar, e que tem questões ideológicas que condiz com o que acredito.
- Qual sua avaliação com relação ao legislativo municipal nesta atual composição da Câmara Municipal de Oeiras?
Eu vejo que muitos que ali estão não tem feito muito pelo o municÃpio, que não honram com seus compromissos e deixam a desejar em vários aspectos. Não atuam com amor pela população e com para o municÃpio.
- Como o senhor vê o trabalho da atual administração municipal?
Eu vejo um crescimento no municÃpio nesses últimos 4 anos como antes não tinha visto, porém as mudanças estão a passos lentos, deixando a desejar em muitos aspectos.
- Para finalizar, que mensagem você deixa para o povo de Oeiras?
Oeirenses, quero pedir encarecidamente que vocês me deem a confiança de seu voto, pois afirmo meu compromisso de honrar com a verdade e trazer melhorias para a nossa cidade, assim como cada um de vocês conheço a realidade do nosso municÃpio e o quanto ele precisa de mudança, eu quero, e se Deus quiser, serei a mudança que Oeiras tanto precisa. Não quero ser apenas um ocupante de cadeira na Câmara Municipal, quero ser um verdadeiro representante do povo, trabalhando incansavelmente para ver a felicidade no rosto de cada um de vocês, atendendo à s necessidades do meu povo.