
Em entrevista, Emanuel Vital fala sobre o Dia da Consciência Negra e o legado de ‘’Negras e Negros do Rosário’’
19/11/2024 - 19:48Emanuel Vital é professor, jornalista, ambientalista e negro do Rosário.
 Com o objetivo de possibilitar aos seus leitores um maior conhecimento dos pré-candidatos a vereador de Oeiras nestas eleições de 2020, o Mural da Vila lança o quadro FALA VEREADOR!, uma oportunidade para os pré-candidatos se apresentarem aos eleitores, como também falarem sobre suas propostas.
As perguntas serão as mesmas a todos os pré-candidatos (as), mantendo o princÃpio da isonomia, e foram enviados a candidatos de todos os partidos e serão postadas de acordo com a ordem de envio das respostas à nossa redação.
Conheça hoje o pré-candidato Professor Cesinha.
- Inicialmente, pedimos que faça a sua apresentação.
Sou Manoel Cesário da Cunha Ferreira Barbosa. Filho de Possidônio Vermelho, da Várzea da Cruz e Zumbi, do Buriti ro Rei. FamÃlia de sete irmãos criados no bairro do Canela( Show. Kkkk)
-Qual seu propósito, enquanto pré-candidato a concorrer a uma vaga no legislativo oeirense?
Lutar por polÃticas públicas de inclusão dos mais simples, dos mais pobres; lutar por polÃticas públicas de uma educação realmente de qualidade a partir de escolas de tempo integral no municÃpio; melhores condições de trabalho para os profissionais da educação de maneira humanizada; por um ambiente de ensino que proporcione o verdadeiro ensino que humaniza, liberta e garanta autonomia ao cidadão; lutar pelo fortalecimento do sindicatos da educação municipal; lutar por polÃtica públicas de formação constante de mão de obra técnica especializadas para os jovens; lutar pela implementação de um centro de empreendedorismos juvenil; lutar por implementação de politicas públicas lúdicas para a população oeirense nos âmbitos do esporte e cultura; lutar por implementação de polÃticas de estÃmulo e valorização da religiosiodade e turismo no nosso municÃpio, dentre outras motivações.
-O que o levou a querer ser vereador pela cidade de Oeiras? Qual a motivação?
O ponto inicial das motivações foi minha formação cristã, politica e acadêmica. Na cristã minha participação nas pastorais das igrejas e movimentos sociais, o contato com o povo mais simples, experiências nas comunidades rurais e grupos de jovens. Na polÃtica foi minha participação efetiva nos sindicatos e movimentos sociais, a experiência gostosa de lutar pelo bem da coletividade em busca de uma sociedade mais justa, fraterna e da civilização do amor, da partilha. Na formação acadêmica que me levou a ser professor essa experiência fantástica e gostosa de contribuir pela emancipação, autônomo, liberdade e independência do outro. Nós, professores sabemos o sabor e a alegria que nós professores temos quando nos encontramos com nossos alunos formados, trabalhando, realizado o sonho e sendo independente. É essa alegria que me motiva a lutar por uma educação humanizada. Dentre outras motivações.
-Qual é a sua visão de polÃtica?
Minha visão de politica é uma visão filosófica pragmática. Que parte do pressuposto que todos os humanos são seres sociais e, portanto, naturalmente partÃcipes das decisões públicas da pólis, da cidade, do bairro, da rua onde moram. Para mim a polÃtica só se realiza como tal quando há organização de grupos sociais e a participação direta dos seres sociais no processo de construção e implementação das polÃticas públicas que atendam as necessidades e anseios da população. De maneira especial as dos mais pobres.
-Na sua visão, qual o papel de um vereador?
1-Ser um constante fiscalizador dos gastos públicos;
2- criador de leis que obriguem o bom uso das receitas públicas e que essas proporcionem o bem estar da população.
3-Ser um constante lutador por uma sociedade sempre justa e equânime.
- Se eleito for, como será sua atuação no legislativo local, que bandeiras nortearão seu mandato?
Duas bandeiras nortearão meu mandato: a educação e a juventude.
Atuarei sempre de maneira transparente, leal e honesta visando sempre o bem coletivo a partir dos anseios dos movimentos sociais e grupos organizados. Custe o que custar.
- Em sua opinião, quais adjetivos deve ter um pré-candidato ao legislativo?
Transparente, leal, honesto, coração bom de Deus, verdadeiro, amante do bem e da justiça
- Qual o motivo da escolha do partido ao qual está filiado?
Sou filiado ao PT.
Acredito no projeto de inserção dos pobres, na promoção humana, na implantação de uma sociedade justa e igualitária.
-Qual sua avaliação com relação ao legislativo municipal nesta atual composição da Câmara Municipal de Oeiras?
Alheio às necessidades do nosso povo. Simplesmente adversários partidários sem propositura social.
-Como o senhor vê o trabalho da atual administração municipal?
Excludente, seleta, demagoga, monopolizadora.
- Para finalizar, que mensagem você deixa para o povo de Oeiras?
Finalizo com uma máxima do nosso deputado federal Assis Carvalho em um diálogo com sua filha Isis antes de morrer: “filha quero meus filhos vencedores, mas quero também os filhos das periferias crescendo. Quero não somente o sucesso dos meus filhos e netos. Quero o sucesso do meu povo"
(Deputado Federal Assis Carvalho)