
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no Piauí, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
“Abraçando a Vida, Compartilhando Ações”. Com este tema, a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), por meio da Assessoria de Projetos e Parcerias Institucionais (APPI) promoveu nesta quarta-feira (13) um Workshop sobre enfrentamento às drogas.
Realizado no auditório do 8° andar da FIEPI, o evento contou com um público estimado em mais 200 pessoas, dentre as quais autoridades políticas, empresários, representantes de órgãos e instituições públicas e privadas, comunidades terapêuticas, Polícia Militar, estudantes, diretores e colaboradores do Sistema Indústria: SESI, SENAI e IEL.
No início do evento, a professora Luiza Batista, fez uma breve explanação sobre os efeitos, causas e consequências do consumo de drogas. Em seguida, houve uma apresentação de atores do Grupo de Teatro Metamorfose, representando a aparência de dependentes químicos. Ao final, foram formados grupos de trabalhos entre as diversas instituições parceiras com troca de experiências e proposições.
O vice-presidente da FIEPI, Félix Raposo, representando o presidente da instituição, Zé Filho, falou sobre a importância da iniciativa, afirmando que a Federação, através de suas entidades vem desenvolvendo ações em prol da saúde dos trabalhadores, do bem estar, segurança e produtividade no local de trabalho.
A gerente da APPI, Jeannette Souza, agradeceu a presença dos parceiros que se uniram a FIEPI na soma de esforços de enfrentamento à questão. “Com essa mobilização queremos construir um documento, visando socializar ações e estratégias que fortaleçam os serviços e redes de atendimento”, ressaltou a gerente.
O presidente do Sistema SEST/SENAT Antonio Leitão afirmou que para enfrentar a problemática das drogas são necessárias iniciativas como a que a FIEPI está promovendo ao unir uma gama de instituições em prol de uma ação. “O álcool e as drogas são responsáveis por grande parte dos acidentes de trânsito. Em nossos cursos já abordamos o assunto em palestras feitas por psicólogos e pessoas que lidam com a causa, porque vemos que é uma questão de esclarecimento e que visa a prevenção”, afirmou.
Durante o evento, o gerente da Fundação Municipal de Saúde, Samuel Rego, disse que a Prefeitura dispõe de várias unidades que tratam do assunto e que estão à disposição da FIEPI para os seus encaminhamentos. Samuel Rego disse que existem vários Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. “Muitas pessoas desconhecem suas localizações, finalidades e hoje nesse evento pudemos mostrar tudo isso”, ressaltou.